Bate-Papo na Web

Saiba como usar WhatsApp no computador sem baixar ou instalar nenhum programa

Celular e computador devem estar conectados à internet

Yasuyoshi Chiba-17.dez.2015/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É possível instalar o WhatsApp no computador? Eu já tentei, mas não consegui. Em caso afirmativo, o número do telefone que deverei informar será o mesmo do chip do minimodem do computador? Luiz Carlos, 68

Sim, é possível instalar o WhatsApp no computador. Mas, na verdade, tem um jeito mais fácil de usar o aplicativo no computador sem precisar baixar nem instalar nada. É o WhatsApp Web, que a gente acessa direto no navegador.

Para fazer isso, abra o programa que você usa para entrar na internet (Chrome, Firefox, Safari, Edge ou Opera). Entre em web.whatsapp.com. Ou simplesmente entre em www.whatsapp.com e selecione “WhatsApp Web”, no menu na parte de cima.

Em seguida, abra o WhatsApp no seu celular. Se for Android, clique em “Menu” (o ícone de três risquinhos). Se for iPhone, clique em “Ajustes” (o ícone de uma engrenagem). Selecione “WhatsApp Web/Desktop”. Aponte o celular para a tela do computador para capturar o código QR.

Aguarde uns instantes e pronto, começa uma sessão do WhatsApp no seu computador. Aparece tudo lá na hora, todas as suas conversas, arquivos enviados e recebidos etc. E não precisa colocar nenhum número de celular. Quando o código QR é captado, os seus dados de perfil já são carregados automaticamente.

Mas atenção: para que tudo funcione direitinho, é preciso que tanto o celular quanto o computador estejam conectados à internet –e o celular tem que estar ligado e com bateria, obviamente. Isso porque esse sistema espelha o que chega no celular, não são plataformas independentes.

Agora, se você quiser baixar o app do WhatsApp para computador, também é possível. Entre em www.whatsapp.com/download, selecione a versão compatível, faça o download e depois a instalação.

Quando terminar, abra o programa no computador e também no seu celular. Escaneie o código QR para entrar, do mesmo jeito que no WhatsApp Web. Funciona da mesma forma, ou seja, o celular também tem que estar ligado e conectado.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem