Bate-Papo na Web

Por que não vemos mais curtidas no Instagram?

A mudança está em fase de testes

Loic Venance-2.mai.2019/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Desde o dia 17, o Instagram mudou. Agora não é mais possível visualizar o número de curtidas de cada foto –apenas o usuário que a postou pode ver esse dado. A medida provocou muita polêmica. Afinal, o que isso significa?

O Instagram afirmou em nota que fez a mudança pensando na saúde mental das pessoas, para que elas se concentrem mais no conteúdo e parem de competir por número de likes (curtidas). Faz sentido. De fato, muita gente faz um uso tóxico das redes sociais e acaba se viciando na aprovação dos outros.

A expectativa pela quantidade de curtidas em uma foto afeta muitas pessoas. Pesquisas mostram que é cada vez maior o número de transtornos mentais, como ansiedade e depressão, relacionados às redes sociais.

Além disso, essa medida prejudica o mercado de likes. Sim, isso existe. As chamadas “fazendas de likes” utilizam bots (de “robots” no inglês, espécie de programa de computador) para inflar artificialmente o número de curtidas. Ou seja, o Instagram pode se tornar mais real.

Então porque houve gente contra? Há influenciadores digitais (os "influencers") que recebem dinheiro de empresas justamente com base no número de curtidas. Então há quem diga que o Instagram não fez isso pensando na saúde mental das pessoas, mas sim para ganhar mais dinheiro com anúncios ou futuramente cobrar por relatórios oficiais com o número de curtidas.

O fato é que "influencers" já começaram a publicar foto do número de likes de suas fotos (dado a que só a própria pessoa tem acesso). E ainda vão poder continuar competindo por número de comentários ou seguidores.

A mudança está em fase de testes. De qualquer forma, é preciso ter em mente que muita gente só posta o lado bom da vida e fotos cheias de retoques e filtros. De perto, ninguém é perfeito. A vida de verdade acontece do lado de fora do celular –e é muito melhor viver a própria vida do que ficar assistindo a dos outros.

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem