Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Macarrão com sardinha é opção barata para almoço de Dia das Mães

Aprenda receita deliciosa para seis pessoas por menos de R$ 30

Macarrão com sardinha Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Não tem como tapar o sol com a peneira: fazer mercado está caro. Em 12 meses, de março (início da pandemia) a março, o preço dos alimentos subiu 15% no Brasil enquanto a taxa oficial da inflação no país ficou em 5,2% segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A receita de hoje vem de olho nisso. Como fazer um prato para o almoço de Dia das Mães que seja bonito, com cara de sofisticado e ao mesmo tempo barato? Minha resposta é simples, mas não é simplória: macarrão com sardinha e tomates assados.

O peixe, que é da família do arenque, pode ser encontrado com facilidade tanto fresco (sardinhas assadas na brasa com vinagrete são um fenômeno do sabor, fica a dica) como em lata. A versão em conserva, que vai na preparação que ensino aqui, em geral tem espinhas muito fininhas e macias. Ou seja, não precisa ter medo de engasgar. A dica é retirar a que fica no interior dos filés e procurar escamas mais rígidas na superfície.

Fazendo uma soma do valor dos ingredientes é possível gastar menos de R$ 30 em uma refeição que vai servir seis pessoas. É possível incrementar, com mais sardinha ou mais tomates, por exemplo. Além disso, o suco de limão pode ser substituído por um quarto de xícara de chá de vinho branco, e azeite extravirgem pode ser usado no lugar de óleo vegetal.

A verdade é que mesmo sendo baratinho este é um prato cheio de sabor. O salgado das sardinhas em conserva combina perfeitamente com a acidez e doçura dos tomates assados. O combo é completado pela picância do alho e pelos sabores herbáceos da salsinha.

Para quem quiser mimar a mamãe, a comida harmoniza muito bem com vinhos brancos. Escolha um com boa acidez, como alguns vinhos verdes ou rótulos de uvas como pinot grigio.

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


ESPAGUETE COM SARDINHA E TOMATE ASSADO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes
500 g de macarrão espaguete
2 latas de sardinha em conserva
6 tomates maduros
1 maço de salsinha
Suco de um limão
3 dentes de alho
1 colher (sopa) de óleo
3 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Corte os tomates na metade, no sentido do comprimento, tempere com sal e pimenta e azeite (ou use óleo se preferir) e asse em forno médio até que os tomates comecem a escurecer e murchar.

  2. Retire do forno, corte em cubos grandes e reserve.

  3. Coloque o macarrão para cozinhar em água abundante com sal. Quando estiver al dente, escorra e reserve. Guarde uma xícara da água do cozimento.

  4. Em uma frigideira frite o alho no óleo até começar a dourar. Adicione as sardinhas em pedaços e metade da salsinha bem picada. Antes de colocar na panela, retire as sardinhas da lata, retire a espinha e veja se não há escamas.

  5. Misture levemente, adicione o suco do limão e os tomates. Acerte o sal e a pimenta.

  6. Adicione a água do cozimento do macarrão e a massa. Mexa bem e deixe no fogo baixo por dois minutos.

  7. Finalize com a salsinha fresca picada e sirva imediatamente.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem