Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Bolo de chocolate 'pecaminoso' não requer batedeira; aprenda receita

Opção deliciosa de sobremesa é inspirada no "Devil's Food Cake"

Bolo de chocolate com calda quente Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Bolo de chocolate é uma instituição da gastronomia mundial. Acredita-se que as primeiras receitas tenham nascido na segunda metade do século 17, com a chegada do chocolate das Américas à Europa.

No século seguinte, as preparações começaram a aparecer em livros de receitas, como norte-americano "The Lady’s Receipt Book", publicado em 1847, por Eliza Leslie.

Muitas são as formas de se preparar um bolo de chocolate. E, sinceramente, há infinitos jeitos de acertar. No Brasil, o bolo feito com "chocolate do padre" ou chocolate em pó e coberto de brigadeiro é sucesso absoluto. Nos restaurantes, o petit gateau, ainda que tenha perdido parte do charme, segue com apelo.

Para fugir um pouco dessas receitas, resolvi ensinar um doce que vai da sobremesa ao café da tarde. O bolo de chocolate com calda quente que ilustra a coluna de hoje é largamente inspirado no chamado "Devil’s Food Cake", um bolo denso e escuro que é tipicamente feito em camadas e muito tradicional nos Estados Unidos.

Alguns acreditam que o nome tenha surgido como uma oposição ao "Angel’s Food Cake" ou bolo anjo, cuja preparação dá origem a um bolo muito fofo e leve. O "Devil’s", cuja tradução é "do diabo", por sua vez é rico e denso, qualidades que levaram os primeiros comensais destes tipos de bolo —as primeiras receitas com preparações similares datam do final do século 19— a classificá-lo como "pecaminoso".

Pecaminoso ou não, o bolo estilo "Devil’s" é absolutamente delicioso. Servido com calda quente de chocolate e sorvete se torna uma sobremesa quase imbatível; sozinho no café também é maravilhoso.

O importante desta receita é não usar a batedeira, para manter a característica mais pesada, sem muito ar incorporado, e usar chocolate em pó sem açúcar. Ou seja, nada de achocolatado. Aqui usei cacau 100% que deixa o bolo bem escuro. É possível usar variações 50% ou 70% também. O resultado vai ser igualmente saboroso, porém menos escuro e intenso.

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


BOLO DE CHOCOLATE COM CALDA QUENTE

Dificuldade: Médio
Rendimento: 12 fatias

Ingredientes

Para a massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
1 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
¾ xícara (chá) de cacau em pó
1 e ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Manteiga e cacau para untar a forma

Para a calda
1 xícara (chá) de açúcar
4 colheres (sopa) de cacau em pó
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga

MODO DE FAZER

  1. Bata com um batedor de arame os ingredientes líquidos da massa (ovos, óleo, leite e baunilha).

  2. Peneire os ingredientes secos (farinha, açúcar, cacau, sal e fermento) sobre os líquidos, deixando o fermento por último.

  3. Misture bem com uma espátula.

  4. Unte uma forma de bolo inglês ou de buraco usando manteiga e cacau em pó.

  5. Coloque a massa na forma e asse em forno médio por cerca de 35 a 40 minutos. Para saber se o bolo está assado, faça o teste do palito, que deve sair limpo ao ser inserido na massa.

  6. Em uma panela pequena, coloque os ingredientes da calda. Aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, até obter um líquido espesso e homogêneo.

  7. Desenforme o bolo ainda morno e sirva com a calda quente e sorvete de sua preferência.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem