Aventura na cozinha

Panqueca vegetariana de ricota e espinafre é opção saborosa a qualquer dia

Receita não é complicada e faz sucesso nas refeições pelo Brasil

Panqueca vegetariana de ricota e espinafre Juliana Ventura/Folhapress

​Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

O termo panqueca vem de "pancake" que significa, por sua vez, bolo de frigideira ou algo nesta linha. É muito verdade que pães achatados são pré-históricos, mas a panqueca mesmo deve datar da Idade Média.

Discos de massa feitos na panela e que podem receber recheios doces ou salgados são famosos no mundo todo. Nos EUA, comem-se panquecas fofinhas no café da manhã; na França, os crepes são finíssimos e podem ser dobrados em quatro, para saborear como lanche ou sobremesa.

No Brasil a ideia foi subvertida. Aqui, a panqueca é prato principal —apesar de ter também suas versões adocicadas— e aparece enrolada ou em trouxinhas, com recheios como carne moída, frango ou vegetais. Como se fosse um canelone, as panquecas ainda podem ir ao forno e receber molhos diversos por cima. É o almoço perfeito para muitos.

Na coluna de hoje, exploro essa refeição bastante trivial, mas que não precisa ser simples em sabor. Panquecas à brasileira são práticas de fazer, apesar de necessitar de alguns passos para o preparo. Massa, recheio e molho devem ser feitos separadamente. Aqui, o recheio de ricota com espinafre é levíssimo e combina muito bem com o molho rústico de tomates frescos.

Eu, inclusive, aconselho guardar esta receita de molho no coração. Ela funciona para massas, sanduíches, carnes, é deliciosa, não é ácida e, claro, trata-se de um molho que não foi comprado pronto —o que é sempre uma bênção.

A massa da panqueca é universal. Funciona para todo o tipo de recheio, inclusive os doces. Uma ideia para sobremesa é rechear as panquecas com doce de leite ou creme de chocolate e avelã e servir com frutas, como bananas e morangos.

Então, fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


PANQUECA DE RICOTA E ESPINAFRE

Dificuldade: Médio
Rendimento: 12 unidades

Ingredientes
Para a massa
500 ml de leite
2 ovos
1 colher (café) de sal
2 xícaras (chá) de farinha

Para o recheio
400 g de ricota fresca
1 maço de espinafre
4 colheres (sopa) de cream cheese
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho
6 tomates maduros
4 colheres (sopa) de azeite
1 cebola média
2 dentes de alho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador.

  2. Aqueça uma frigideira antiaderente, pincele óleo sobre a superfície. Acrescente a massa da panqueca com uma concha.

  3. Espere dourar e vire. Repita o processo até que a massa acabe. Reserve os discos.

  4. Em uma panela, refogue a cebola e o alho, bem picados, em azeite até dourar. Adicione os tomates picados, com sementes e pele, e mexa bem. Adicione uma xícara de água, abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar por cerca de meia hora, mexendo eventualmente. Acerte o sal e a pimenta.

  5. Para o recheio, escalde o espinafre higienizado em água fervente por dois minutos. Então, retire, esprema o excesso de água e pique bem.

  6. Misture o espinafre à ricota bem amassada.

  7. Acrescente o cream cheese e tempere com azeite, sal e pimenta.

  8. Monte as panquecas enroladas ou em travesseiros, dividindo o recheio sobre os discos. Disponha as panquecas sobre um refratário, com o molho e um pouco de queijo parmesão, se quiser, e leve para gratinar por alguns minutos antes de servir.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem