Trufa de chocolate com recheio cremoso é opção para a Páscoa; aprenda
Guloseima pode ser usada para presentear ou complementar renda da casa
Guloseima pode ser usada para presentear ou complementar renda da casa
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
O cheiro da trufa de chocolate, especificamente a que ilustra a coluna de hoje, é possivelmente uma das razões que fez eu gostar tanto de comida e de cozinha. Durante a infância e a adolescência, minha mãe preparava centenas deste e de muitos outros doces (e bolos e salgados) para complementar a renda da casa. Durante a época da Páscoa, o apartamento inteiro cheirava a chocolate.
O aroma, ao contrário do que os coleguinhas da escola fãs das iguarias de mamãe pensavam, até enjoava um pouco. Fazia com que eu e minha irmã, inclusive, recusássemos alguns dos quitutes. Mas era também o cheiro que me atraía para a cozinha, onde eu acompanhava o passo a passo e muitas vezes ajudava no preparo dos mais deliciosos pratos.
Então, prepare-se, pois a aventura na cozinha de vocês é também uma das minhas aventuras mais queridas. Acredita-se que as trufas tenham sido criadas na França no fim do século 19. O nome do bombom é referência ao valioso fungo que serve como acompanhamento de uma série de pratos clássicos —inclusive por isso, a trufa que ensino não é uma bolinha redonda e sim uma bolota disforme.
Aqui, o doce aparece em versão clássica: ganache de chocolate coberta com mais chocolate e ainda chocolate em pó. A dica mais valiosa é quanto ao chocolate usado para banhar. Para que não haja necessidade de trabalhar o ingrediente para cobrir as trufas, é importante comprar uma versão específica para cobertura, que leva gordura hidrogenada na composição. Isso faz com que o chocolate endureça sem que seja preciso fazer o processo de temperagem.
Como vai ser possível ver no passo a passo, as trufas não são exatamente difíceis de fazer, mas são trabalhosas. É necessário fazer a ganache, resfriar, bolear, congelar, banhar e por fim polvilhar o chocolate. O sabor faz tudo valer a pena, claro.
Aos que quiserem incrementar a receita, é possível adicionar castanhas picadas ao recheio. Uma coisa é possível ter certeza: as trufas da mamãe são sucesso absoluto e um jeito incrível de presentear na Páscoa sem gastar com ovos de chocolate.
Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Difícil
Rendimento: 25 unidades
Ingredientes:
600 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
50 ml de conhaque
2 colheres (sopa) de mel
500 g de chocolate ao leite tipo cobertura para banhar
Chocolate em pó para polvilhar
Carlinhos Maia se irrita em entrevista a Blogueirinha
Outro Canal: Com boa audiência aos domingos, Geraldo Luís renova contrato com RedeTV! para 2025
Outro Canal: Disney decide sair da TV paga e vai acabar com canais no Brasil em fevereiro de 2025
Outro Canal: 'Mania de Você': mudanças da Globo não dão certo e audiência cai em vez de subir
Comentários
Ver todos os comentários