Aventura na cozinha

Trufa de chocolate com recheio cremoso é opção para a Páscoa; aprenda

Guloseima pode ser usada para presentear ou complementar renda da casa

Trufa de chocolate

Trufa de chocolate Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

O cheiro da trufa de chocolate, especificamente a que ilustra a coluna de hoje, é possivelmente uma das razões que fez eu gostar tanto de comida e de cozinha. Durante a infância e a adolescência, minha mãe preparava centenas deste e de muitos outros doces (e bolos e salgados) para complementar a renda da casa. Durante a época da Páscoa, o apartamento inteiro cheirava a chocolate.

O aroma, ao contrário do que os coleguinhas da escola fãs das iguarias de mamãe pensavam, até enjoava um pouco. Fazia com que eu e minha irmã, inclusive, recusássemos alguns dos quitutes. Mas era também o cheiro que me atraía para a cozinha, onde eu acompanhava o passo a passo e muitas vezes ajudava no preparo dos mais deliciosos pratos.

Então, prepare-se, pois a aventura na cozinha de vocês é também uma das minhas aventuras mais queridas. Acredita-se que as trufas tenham sido criadas na França no fim do século 19. O nome do bombom é referência ao valioso fungo que serve como acompanhamento de uma série de pratos clássicos —inclusive por isso, a trufa que ensino não é uma bolinha redonda e sim uma bolota disforme.

Aqui, o doce aparece em versão clássica: ganache de chocolate coberta com mais chocolate e ainda chocolate em pó. A dica mais valiosa é quanto ao chocolate usado para banhar. Para que não haja necessidade de trabalhar o ingrediente para cobrir as trufas, é importante comprar uma versão específica para cobertura, que leva gordura hidrogenada na composição. Isso faz com que o chocolate endureça sem que seja preciso fazer o processo de temperagem.

Como vai ser possível ver no passo a passo, as trufas não são exatamente difíceis de fazer, mas são trabalhosas. É necessário fazer a ganache, resfriar, bolear, congelar, banhar e por fim polvilhar o chocolate. O sabor faz tudo valer a pena, claro.

Aos que quiserem incrementar a receita, é possível adicionar castanhas picadas ao recheio. Uma coisa é possível ter certeza: as trufas da mamãe são sucesso absoluto e um jeito incrível de presentear na Páscoa sem gastar com ovos de chocolate.

Fique em casa e vamos para a cozinha? Até a próxima!


TRUFA DE CHOCOLATE

Dificuldade: Difícil
Rendimento: 25 unidades

Ingredientes:
600 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
50 ml de conhaque
2 colheres (sopa) de mel
500 g de chocolate ao leite tipo cobertura para banhar
Chocolate em pó para polvilhar

MODO DE FAZER

  1. Deixe o creme de leite na geladeira por pelo menos meia hora. Vire a lata, faça dois furos e tire o soro.

  2. Misture o creme de leite ao mel e leve ao microondas por um minuto. Acrescente a bebida.

  3. Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no microondas. Para usar o microondas, coloque o refratário para esquentar de um e um minuto e vá mexendo o chocolate, até que esteja bem derretido.

  4. Misture o chocolate ao creme de leite com mel e conhaque para formar a ganache. Neste momento, se quiser, é possível adicionar nozes ou alguma essência de sua preferência.

  5. Coloque a massa em uma forma refratária e leve à geladeira para endurecer.

  6. Faça bolinhas irregulares com a massa e disponha em uma assadeira. Leve ao freezer por pelo menos 12 horas.

  7. Derreta o chocolate para cobertura da mesma maneira que fez com o chocolate da ganache. Banhe cada uma das bolinhas no chocolate com a ajuda de um garfo e deixe endurecer sobre papel-manteiga.

  8. Polvilhe com chocolate em pó.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem