Aventura na cozinha

Aprenda a preparar bacalhau à Brás, receita perfeita para almoço de domingo

Receita clássica portuguesa pode ser guardada para o feriado de Páscoa

Bacalhau à Brás, uma delícia portuguesa

Bacalhau à Brás, uma delícia portuguesa Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! A tradição portuguesa do bacalhau, por conta da colonização brasileira, é bastante presente, principalmente em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro.

Datas especiais, como Natal e Páscoa —que está chegando—, costumam ter o peixe de águas geladas em lugar de honra na mesa da família com ascendência de Portugal. São receitas diversas, mas que, geralmente, costumam levar em uma medida ou outra acompanhamento de batatas e cebola (e muitas vezes ovos).

O cheiro de um refogado de alho, cebola e louro é inconfundivelmente português e potencialmente maravilhoso. Recomendo aproveitar especialmente esse passo na receita de hoje e sorver o aromático cheiro, depois complementado pelo bacalhau em lascas.

A lisboeta receita de Bacalhau à Brás —que, acredita-se, foi inventada pelo dono de uma tasca chamado Brás— é a estrela da coluna de hoje. Nela, o peixe, popularizado no país ibérico desde a época das Grandes Navegações em sua forma seca e salgada, leva como acompanhamento batatas palha e ovos batidos.

O caro leitor verá que eu uso batatas palha feitas em casa. Isso não o impede de utilizar uma versão já pronta, encontrada com facilidade em supermercados. Porém, garanto que o sabor é muito mais gostoso quando se segue o passo a passo do começo ao fim.

São dois os truques aqui para não acabar com um grande mexidão de bacalhau e ovos, e sim um prato cremoso e crocante ao mesmo tempo. O primeiro é bater bem os ovos com o leite (que ajuda a não secar tão rápido) e prestar atenção ao calor da panela.

Não deixe o fogo muito alto e desligue assim que o ovo começar a aglutinar. O segundo é adicionar as batatas fritas apenas ao fim e servir imediatamente. Pode confiar que é sucesso garantido em qualquer domingo e ótima dica para o feriado da Páscoa que vem aí.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


BACALHAU À BRÁS

Dificuldade: Médio
Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:

800 g de bacalhau dessalgado em lascas
4 batatas asterix médias
6 ovos
1 cebola grande
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 xícara (chá) de azeitonas pretas
½ xícara (chá) de salsinha picada
¼ xícara (chá) de leite
¼ xícara (chá) de azeite de oliva
500 ml de óleo para fritar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Descasque as batatas, rale em ralo grosso e deixe descansar em uma vasilha com água na geladeira por meia hora.

  2. Escorra as batatas e seque bem com papel toalha. Frite aos punhados em óleo quente até dourar. Escorra em papel toalha e reserve.

  3. Em uma panela, frite o alho, o louro e a cebola em rodelas no azeite até começar a dourar.

  4. Acrescente o bacalhau e refogue por cerca de cinco minutos. Retire a folha de louro e descarte.

  5. Bata os ovos com o leite e tempere com sal e pimenta.

  6. Diminua o fogo e verta os ovos na panela. Mexa rapidamente. Os ovos devem cozinhar, mas não podem secar. Acerte o sal.

  7. Desligue o fogo, adicione a salsinha picada e dois terços das batatas. Mexa bem.

  8. Sirva com o restante das batatas e as azeitonas por cima.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem