Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Receita de guacamole é versátil e rápida de fazer; aprenda receita

Iguaria pode ser consumida como entrada, acompanhamento ou em sanduíches

Guacamole Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

A entradinha mexicana mais consumida de todos os tempos não tem como ser mais clássica: o guacamole, prato à base de abacate, já era preparado pelos astecas no século 16, época em que o país foi invadido pelos colonizadores —e provavelmente já desde bem antes.

Pessoalmente, o que há de mais interessante na iguaria é o fato de nos apresentar uma forma de comer o abacate de forma salgada. Aqui no Brasil, estamos muito acostumados a consumir a fruta com açúcar, na forma de doces, cremes e vitaminas, o que não ocorre em outros lugares. Países da América Central e EUA comem o abacate —no caso, principalmente a variedade hass, que conhecemos como avocado— em saladas e preparações salgadas.

A diferença das frutas contribui para esse hábito. O abacate tropical, grande e de polpa mais amarelinha, que encontramos com facilidade, tem menos gordura do que o avocado (o menor, de casca mais escura e rugosa e polpa mais verde). Isso faz com que seja mais leve e, por consequência, mais fácil de comer como sobremesa.

Apesar de a receita original usar o avocado, não é impossível fazer guacamole a partir do nosso abacate. O resultado vai ser apenas mais pedaçudo (o que não é ruim) e menos cremoso, pois a gordura contribui para isso —lembrando que se trata de gordura boa!

A receita que indico hoje leva cebola, tomate e coentro além do avocado (ou abacate), e é temperada apenas com um pouco de azeite, limão, sal e pimenta. É simples, mas a combinação de sabores é fantástica. A quem esteja se perguntando, não recomendo substituir ou suprimir o coentro. Essa erva é fundamental para o gosto característico do prato.

Aqui, servi o guacamole com tortilhas de trigo (daquelas compradas prontas mesmo), pinceladas com azeite e tostadas na frigideira. Tradicionalmente, essas tortilhas são de milho e podem ser fritas (exatamente como aquele salgadinho vermelho das prateleiras do mercado).

Além do consumo como entrada, experimente o guacamole dentro de sanduíches de porco ou frango e mesmo como acompanhamento de um bom arroz, feijão e filézinho de ave.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


GUACAMOLE

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:
3 avocados (ou 1 abacate tropical)
2 tomates maduros
1 cebola roxa
½ maço de coentro picado
¼ de xícara (chá) de salsinha picada
Suco de dois limões
2 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta a gosto

MODO DE FAZER

  1. Abra os avocados, retire a semente. Pique grosseiramente metade da polpa e amasse a outra metade.

  2. Pique bem pequeno os tomates sem sementes e a cebola.

  3. Coloque os avocados, o tomate, a cebola, o coentro e a salsa em uma tigela.

  4. Tempere com limão, azeite, sal e pimenta. Misture bem.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem