Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Aventura na cozinha

Aprenda a fazer salada oriental de arroz negro fresca para os dias quentes

Grão pode aparecer em diversas combinações leves, que combinam com o verão

Salada oriental de arroz negro Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Você pode se surpreender ao saber que existem mais de 100 mil espécies de arroz. Claro que consumimos no dia a dia apenas uma fração delas, mas, mesmo com um número limitado de tipos, é possível dizer que há arroz para todo o gosto e para vários tipos de preparação: os longos do arroz branco de todo dia, os glutinosos da comida japonesa, de risoto com mais amido, os aromáticos como o basmati e os pigmentados, negro e vermelho, entre outros.

Esses últimos são cereais esteticamente bonitos e muito estáveis no cozimento. O que significa que podem ser cozidos em água abundante e escorridos, além de demorarem mais tempo para ficarem prontos. Essa característica de firmeza faz com que sejam ótimos para saladas. Sim, salada de arroz é uma realidade.

Grãos como o vermelho e o negro —e em certa medida o integral e as misturas do tipo sete grãos— ficam perfeitos em combinações frias que podem constituir refeições inteiras. Para a receita de hoje, combinei o arroz negro a brócolis, cenoura, cogumelo, cebolinha, castanhas e um molho oriental. A dica para fazer sua própria combinação é pensar que o arroz é o carboidrato, então, é possível adicionar proteína, legumes, crocância e molho, que vai conferir acidez.

Uma opção árabe poderia ter arroz sete grãos, berinjela, romã, tomate-cereja, nozes e um molho à base de tahine (pasta de gergelim). Já uma versão mediterrânea, iria com arroz vermelho, queijo de cabra, damascos, hortelã, amêndoas e um vinagrete de mel. As possibilidades são enormes e muitos saborosas. A dica aqui é não pensar que arroz pode ser servido apenas com feijão e deixar a imaginação fluir para dar cor e sabor à estação mais quente do ano.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


SALADA ORIENTAL DE ARROZ NEGRO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 pessoas

Ingredientes:
1 xícara (chá) de arroz negro
200 g de cogumelo paris ou portobello
1 cenoura grande
1 brócolis ninja pequeno
1 xícara (chá) de cebolinha picada
1 xícara (chá) de castanha de caju torrada
¼ xícara (chá) de molho de soja
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sobremesa) de óleo de gergelim
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado
1 colher (sopa) de mirin
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

MODO DE FAZER

  1. Cozinhe o arroz em um litro e meio de água, com um pouco de sal, até que fique macio (cerca de 30 minutos). Escorra e reserve.

  2. Lave bem o brócolis, corte em floretes pequenos e tempere com sal e metade do azeite. Leve ao forno quente 230ºC em uma assadeira por cerca de 15 minutos até que o brócolis esteja começando a ficar com as pontas escuras. Reserve.

  3. Corte os cogumelos em quatro partes, tempere com pouco sal e doure em uma frigideira com o restante do azeite por cerca de 10 minutos. Reserve.

  4. Na mesma frigideira, faça o molho. Coloque o gengibre ralado, o óleo de gergelim e o molho de soja e deixe ferver. Acrescente o restante dos ingredientes e novamente espere levantar fervura. Deixe reduzir por três minutos, desligue o fogo e reserve.

  5. Rale a cenoura, pique a cebolinha e pique grosseiramente a castanha. Se quiser, passe as castanhas em frigideira quente por um minuto para que ganham mais crocância.

  6. Monte a salada, misturando o arroz, o cogumelo, o brócolis e a cenoura. Coloque por cima as castanhas e a cebolinha. Sirva com o molho.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem