Aprenda a fazer bruschetta clássica e de cogumelo com queijo gratinado para fim do ano
Saborosas, elas são simples de preparar e ficam bonitas em uma mesa de entradas
Saborosas, elas são simples de preparar e ficam bonitas em uma mesa de entradas
Bruschetta clássica Juliana Ventura/Folhapress
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Um prato que serve de entrada e pode muito bem fazer as vezes de prato principal –a depender da fome do comensal. É assim a bruschetta, torrada italiana que na maioria das vezes aparece acompanhada de tomates. A aparente simplicidade dessa iguaria, porém, esconde uma tradição milenar e alguns truques.
De acordo com uma das papisas da cozinha italiana, Marcella Hazan, em "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica" (Ed. Martins Fontes), o nome "bruschetta" vem do verbo em latin "bruscare", que significa tostar. Segundo ela ainda, o ingrediente mais importante do quitute, para além do pão, é o azeite. Sim, você leu corretamente. Não é o tomate, não é o presunto cru, definitivamente não é um monte de queijo.
A verdade é que a receita evoluiu e ganhou a companhia de uma série de recheios, que podem, sim, ficar muito saborosos. Mas a receita original, da Roma Antiga, e que se espalhou pela Itália central levava apenas pão, azeite e eventualmente alho e tomates.
Dito isso, é importante ressaltar a importância do pão usado. Prefira o tipo italiano ou um bom pão artesanal de fermentação natural. Infelizmente, pão francês (que é sensacional) não é indicado para esse prato. Receitas clássicas usam uma quantidade bem avantajada de alho cru. O alimento, no entanto, pode ser um pouco indigesto. Minha sugestão é usar o ingrediente para aromatizar as torradas, raspando algumas vezes sobre a superfície torrada.
A partir do pão torrado e do alho e um bom azeite para finalizar, o céu pode ser o limite. A tradicional bruschetta de tomate não é gratinada. Leva apenas tomates temperados sobre o pão. Manjericão e orégano frescos assim como lascas de queijo podem acompanhar, mas não são imprescindíveis. Para quem busca algo mais substancioso, sugiro um recheio de cogumelos bastante saboroso que subverte as ordens de Marcella e manda a bruschetta para o forno para gratinar o queijo. Pode não ser clássico, mas é evidentemente delicioso.
Fique em casa se possível e vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 pessoas
Ingredientes
Para a de tomate
2 fatias de pão italiano
½ dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 tomate grande picado
Lascas de queijo parmesão
Folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para a de cogumelos
2 fatias de pão italiano
½ dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
100 g de cogumelos paris
½ talo de alho-poró
Folhas de 2 galhos pequenos de tomilho
¼ xícara de vinho branco seco
1 colher (sobremesa) de amido de milho diluído em 3 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1 xícara (chá) de queijo tipo gruyere, emmental ou gouda ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
MC Mirella e Dynho Alves têm vídeo íntimo vazado nas redes sociais
Outro Canal: Sem gigantes nacionais, Globo não vai transmitir Série B do Brasileirão após 28 anos
Outro Canal: Viúvo de Gilberto Braga perde recurso e é derrotado em ação que move contra Globo
BBB 25: Enquete F5 mostra quem deve ser eliminado no décimo segundo Paredão
Comentários
Ver todos os comentários