Aventura na cozinha

Prato no estilo PF: Aprenda a preparar arroz ao leite de coco com legumes e ovo frito

Ovo frito é indispensável no bife à cavalo e muitos PFs e abrilhanta uma série de pratos

Arroz ao leite de coco com legumes e ovo frito

Arroz ao leite de coco com legumes e ovo frito Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Venho aqui para dizer com total segurança que um dos melhores ingredientes da cozinha mundial é o ovo. E uma de suas melhores formas é frito. Ah, o zoião. Há coisa mais gostosa do que arroz, feijão, farofa, couve e ovo frito? A esfera branquinha com seu interior de gema dourada (e mole, me perdoe quem não gosta) tem poder de abrilhantar as refeições mais triviais.

No bife à cavalo, ele vai em cima do filé bovino e é acompanhado por arroz e fritas. Muitas vezes, vem junto ao tradicional prato de picadinho. No chamado "eggs in a basket", ele é frito dentro de uma cavidade aberta na fatia de pão.

Rico em proteína, o ovo é usado na alimentação do homem basicamente desde sempre. E, a quem interessar possa, veio, sim, antes da galinha, já que muitos animais se reproduziam dessa forma anteriormente ao surgimento das aves.

O pesquisador e gastrônomo romano Apício já falava de receitas com ovos moles, fritos e cozidos no século 1 (um mesmo) e, pelo século 19, sua produção já passava por processo de industrialização. Hoje, as versões orgânicas, de galinhas criadas soltas, começam a se tornar populares novamente, ainda que sejam mais caras.

Para fazer o ovo frito perfeito, eu costumo usar óleo ou azeite e esperar que ele crie uma leve crosta crocante e dourada nas bordas, ainda com a gema bem mole, que para mim, é a parte mais especial do ovo. Depois, tempero com sal e pimenta-do-reino moída na hora.

Embora estejamos acostumados a comê-lo com arroz e feijão, o ovo de gema mole fica ótimo com comidas de sabores mais diferentes. Por isso, na receita de hoje, proponho um PF feito com base de arroz basmati, de origem indiana, cozido no leite de coco, com um refogado de legumes com perfume de curry e o ovo frito por cima.

O prato é lindinho montado, mas a grande delícia é misturar as partes e comer tudo junto para ver como os sabores se complementam.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


PF DA (A)VENTURA NA COZINHA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
2 berinjelas pequenas
3 abobrinhas pequenas
1 brócolis ninja
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
3 dentes de alho
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de curry
2 tomates picados
2 folhas de louro
2 talos picados de cebolinha
1 colher (sopa) de gergelim
¼ xícara (chá) de amendoim torrado
2 xícaras (chá) de arroz tipo basmati
200 ml de leite de coco
1 xícara (chá) de água
4 ovos
Sal a gosto

Moda de fazer

  1. Para fazer o arroz, coloque em uma panela os grãos, o leite de coco e a água. Tempere com sal a gosto. Quando a mistura ferver, abaixe o fogo e cozinhe até que os grãos estejam macios e a água secar. Pingue mais água se for necessário.

  2. Para o refogado de legumes, em uma panela, refogue o alho e a cebola bem picados no azeite. Adicione a cenoura, o curry e o louro e mexa bem.

  3. Coloque os tomates picados e deixe a mistura cozinhar por cinco minutos.

  4. Acrescente os legumes picados e cerca de uma xícara de água. Misture bem e deixe cozinhar até que estejam levemente macios. Acerte o sal.

  5. Finalize com a cebolinha, o amendoim e o gergelim.

  6. Frite os ovos em um pouco de azeite até ficarem com as bordas levemente douradas. Polvilhe sal a gosto.

  7. Sirva o prato com o arroz por baixo, os legumes e por fim o ovo.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem