Aventura na cozinha

Saiba fazer sanduíche de peixe empanado com molho tártaro igual aos servidos em lanchonete

Lanche é a opção ideal para quem quer um lanche sem carne vermelha

Sanduíche com filé de tilápia empanado

Sanduíche com filé de tilápia empanado Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Eu sou a pessoa que manda todo mundo ir para a cozinha, preparar suas próprias refeições e fugir de alimentos ultraprocessados. Então, poderia ser um contrassenso falar de fast food. Mas a verdade é que faz um ano que o McDonald’s tirou o McFish do seu cardápio (tem até abaixo-assinado online pedindo a volta), e taí um sanduíche de que eu gostava muito. Sim, crucifiquem-me. Também como comida ruim (com todo respeito) de vez em quando.

O lanche, chamado Filet-o-Fish na rede nos EUA, foi criado aparentemente para agradar católicos em jejum de carne vermelha e acabou se tornando icônico no mundo todo. Acho justíssimo. O sanduíche de peixe tem um filé empanado crocante, queijo e molho tártaro, acompanhamento conhecido por combinar muito bem com frutos-do-mar e adjacências.

Apesar de São Paulo estar cheio de lanchonetes com boas versões do sanduíche de peixe, decidi reproduzir a guloseima eu mesma (afinal de contas, eu sou a pessoa que manda todo mundo para a cozinha etc.), para tentar alcançar aquele mesmo sabor que me enchia de alegria na infância (sim, eu era uma criança que amava peixe, muito mais do que carne vermelha). O resultado foi surpreendentemente bom.

Empanado em farinha panko, que é possível encontrar em supermercados ou lojas de produtos orientais, o peixe ficou especialmente crocante. A panko não é indispensável para esta receita –e o preço em geral não é muito convidativo–, mas recomendo usar se a crocância for fundamental para você. Se não, substitua por farinha de rosca. Para uma versão mais levinha, passe o peixe apenas na farinha de trigo e doure dos dois lados em um pouco de azeite.

O molho tártaro, receita que descende da maionese e tem sua origem documentada pela primeira vez no início do século 19, é o complemento ideal. As receitas variam muito em ingredientes, sendo sempre versões que giram em torno de uma maionese temperada com picles de pepino.

Alcaparras, mostarda dijon, dill são ingredientes rotativos. Fiz a minha usando cenoura, cebolinha e ovos ralados, além dos pepinos em conserva. O molho parece ter sido feito para ser comido com peixe. Inclusive, para uma rodada de petiscos, iscas de peixe com esse são fenomenais, prescindindo o pão (o mais molinho que você encontrar), o queijo (o tipo fundido dá um ar de fast food proibido) e a alface (pois comer verdura faz bem!).

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


SANDUÍCHE DE PEIXE

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 unidades

Ingredientes
4 filés de peixe
Farinha de trigo para empanar
Farinha panko para empanar
4 ovos
1 xícara (chá) de maionese
1 cenoura
4 pepinos pequenos em conserva
2 limões
2 colheres (sopa) de cebolinha
Óleo para fritar
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a montagem
Pão de hambúrguer
Queijo
Alface

Modo de fazer

  1. Tempere os filés de peixe com suco de um limão, sal e pimenta. Depois, seque bem, com papel toalha.

  2. Passe os filés na farinha de trigo, no ovo batido e depois na farinha panko.

  3. Frite os filés de peixe em óleo quente até dourar.

  4. Cozinhe três ovos e depois rale no ralo grosso.

  5. Pique a cenoura e o picles de pepino bem pequeno.

  6. Misture os legumes, o ovo e a maionese. Tempere com sal, pimenta e limão.

  7. Monte os sanduíches com molho tártaro, peixe, queijo e alface.

  8. Se quiser, doure os pães em uma frigideira com um pouco de manteiga antes da montagem.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem