Aventura na cozinha

Aprenda versão perfeita de frango com creme de milho para fazer em casa

Combinação está sempre nos cardápios de almoço dos restaurantes de São Paulo

Frango com creme de milho Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Vamos falar de comida de afeto? O frango com creme de milho é um prato tão querido que, além de ter lugar cativo no coração dos comensais (paulistas principalmente), está sempre presente nos cardápios de restaurantes que servem pratos feitos, executivos e comerciais. Não me admira, pois, a dupla é mesmo perfeita.

À milanesa ou grelhado, o franguinho bem temperado parece ser o par mais acertado para o creme untuoso feito de milho. Normalmente, o duo é servido acompanhado de arroz branco, mas apenas a combinação frango e milho já dá conta do recado.

Há alguns relatos que dizem que o creme deriva de uma receita do sul dos Estados Unidos. O "creamed corn" (milho cremoso, na tradução), no entanto, assemelha-se muito mais ao que conhecemos como angu de milho.

O creme de milho que normalmente acompanha o frango do PF (que pode ser peito, pode ser galeto, pode ser coxa e sobrecoxa e pode até ser frango frito) é um acompanhamento que usa como base o molho bechamel francês. Ou seja, em vez de apenas misturar milho, leite e manteiga, faz-se o molho branco como base e a ela é acrescentado o grão.

O uso do milho é típico do interior do país, notadamente São Paulo e Minas Gerais e parte do Centro-Oeste, onde os índios cultivavam o grão e tinham parte de sua alimentação vinculada a alimentos à base dele.

Segundo Carlos Alberto Dória e Marcelo Corrêa Bastos em “A Culinária Caipira da Paulistânia” (ed. Três Estrelas), "vários produtos eram obtidos do milho verde recém colhido, tanto na dieta indígena como na caipira", tendo restado até hoje preparações como curau, pamonha e mingaus.

Esse creme de milho que conhecemos e que ensino hoje, certamente tem suas raízes na nossa cultura indígena, embora tenha sido transformado com as bases da gastronomia francesa.

Fique em casa se possível e vamos para a cozinha? Até a próxima!


FRANGO COM CREME DE MILHO

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
2 peitos de frango cortados na metade no sentido longitudinal
Suco de um limão
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
200 g de milho verde
4 fatias de bacon
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Em uma panela, derreta a manteiga. Quando estiver líquida, acrescente a farinha. Mexa bem com um fouet.

  2. Na sequência, adicione o leite, sem parar de mexer, até engrossar. Desligue o fogo.

  3. Bata metade do milho no liquidificador com um pouco de água até que atinja consistência homogênea.

  4. Coloque o milho batido e em grãos na panela. Ligue novamente o fogo e cozinhe dois minutos sem parar de mexer.

  5. Tempere com sal e pimenta e reserve.

  6. Em uma frigideira grande, frite as fatias de bacon até estarem bem douradas. Deixe esfriar e reserve a frigideira com a gordura.

  7. Quando o bacon estiver frio e durinho, pique bem para servir por cima do creme de milho.

  8. Tempere os filés de frango em temperatura ambiente com sal, pimenta e limão e deixe reservado por 15 minutos.

  9. Doure os filés de frango dos dois lados, por cerca de cinco minutos cada lado, na mesma frigideira que fritou o bacon. A carne de porco dará sabor especial ao frango. Para checar o ponto da carne, espete com um garfo na parte central, ela deve soltar sucos sem cor. Caso, esteja rosado, é porque o frango ainda está cru.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem