Aventura na cozinha

Saiba os truques para fazer a omelete perfeita, como na série 'Emily in Paris'

Básico, mas não simplório, prato consagrado pelos franceses tem diversas versões

Omelete com cebola caramelizada e queijo

Omelete com cebola caramelizada e queijo Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Se você já viu a série da vez da Netflix, “Emily in Paris”, sabe que, claro, a cultura francesa está no foco. Apesar dos inúmeros clichês, o seriado é divertido, mostra lindas imagens na capital da França e talvez sirva para matar um pouco a vontade de viajar. Além disso, a obra da plataforma de streaming tem uma coadjuvante gastronômica especial. Trata-se da omelete, que o mocinho chef de cozinha Gabriel, interpretado por Lucas Bravo, oferece a Emily, a protagonista tagarela encarnada por Lily Collins.

Na série, o que faz a especialidade francesa tão incrível —além do tempero especial dado pelo crush entre os dois personagens— é o fato de ela ser preparada em uma frigideira de ferro fundido, que, segundo Gabriel, não pode ser lavada (!). Para tirar a prova, preparei uma omelete na panela indicada por “Emily in Paris” e conto os truques aqui.

Bom, primeiramente, uma omelete perfeita não precisa ser necessariamente feita em uma frigideira deste tipo. Uma boa panela antiaderente dá conta do recado. Segundo, não se preocupe em lavar seus utensílios. A panela deve ferro deve ser bem curada para que o alimento não grude, o que não significa que não possa ver água e detergente.

O que faz mesmo uma omelete perfeita são bons ingredientes e certa prática. Use dois ou três ovos em uma frigideira média, para conseguir atingir a textura dourada por fora e macia por dentro. Omelete ou o francês “omelette” pode ter vindo do latim “lamella” que significa lâmina delgada, o que faz sentido apesar de haver a corrente que acredita que o termo deriva da expressão “ova mellita”, ovos com mel saboreados como sobremesa pelos romanos. De qualquer maneira, creme de ovos contido por uma fina película também de ovos é um ótimo jeito de descrever uma omelete.

Ovo é um alimento que cozinha rapidamente e continua o processo mesmo após sair do fogo. A dica para obter um interior suculento é não ter medo de dobrar a omelete e cessar o calor quando os ovos ainda parecem líquidos.

Aqui, dou a receita e modo de preparo de uma omelete com recheio, mas nada impede de fazê-la simples. Inclusive, dessa maneira, é mais fácil virá-la na frigideira, jogando a meia-lua no ar e capturando-a novamente com a panela. Não, você não vai acertar de primeira o movimento, mas vale a diversão!

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


Omelete com cebola caramelizada e queijo

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 omelete

Ingredientes
3 ovos
1 cebola média
½ xícara de queijo emmental em lascas
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE FAZER

  1. Fatie a cebola em lascas.

  2. Aqueça uma frigideira média, acrescente o azeite e doure a cebola em fogo baixo por cerca de 20 minutos, mexendo sem parar, até que adquira coloração marrom. Reserve.

  3. Bata os ovos em uma tigela e tempere com sal e pimenta.

  4. Aqueça uma frigideira de ferro e derreta a manteiga.

  5. Despeje os ovos e abaixe o fogo.

  6. Quando estiverem dourados embaixo, mas ainda líquidos na superfície, disponha a cebola caramelizada e o queijo.

  7. Dobre a omelete sobre si mesma, aguarde um minuto e desligue o fogo.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem