Aventura na cozinha

Muffin de coco com chocolate é alternativa à versão com mirtilo; aprenda a fazer

Proporção de farinha, açúcar, ovos e gordura dá aos bolinhos uma textura única

Muffin de coco com chocolate

Muffin de coco com chocolate Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Café da manhã ou café da tarde? O muffin, aquele bolinho adocicado, de textura densa e macia, para comer às mordidas, sem cortes de faca, é perfeito para ambas as ocasiões —embora eu, particularmente, prefira começar o dia com salgados e provar um docinho depois do almoço.

Do ponto de vista gastronômico e histórico, acredita-se que o bolinho tenha nascido no século 17 na Europa, embora a versão com características docinhas seja provavelmente obra dos norte-americanos. A diferença entre os bolinhos doces e os chamados english muffins, é que os segundos usam fermento biológico em sua preparação, sendo mais um pão do que um bolo.

Hoje em dia, com a profusão de receitas de confeitaria, a massa de muffin se tornou um método de preparo —muito provavelmente para diferenciá-la dos cupcakes (bolos convencionais, assados em formas individuais. A proporção de farinha, açúcar, ovos e gordura (em geral, óleo) nos muffins é o que dá a ele sua textura única.

O tipo de “recheio” pode interferir na qualidade úmida dele. Aqui, os ingredientes coco e chocolate fazem com que a massa fique mais sequinha. Mas experimente banana, maçã ou os tradicionais (e sensacionais) mirtilos, e acabará com uma receita muito mais molhadinha, já que as frutas soltam água. Os mirtilos são especialmente gostosos em muffins, pois são azedinhos e sua casca firme faz com que a fruta cozinhe sem estourar completamente.

Não recomendo usar, porém, frutas com muita água, que, por sua vez, podem arruinar a receita. Mas doce de leite, paçoca, goiabada e as frutas já mencionadas estão liberadas. É também possível fazer muffins simples e recheá-los com geleia.

Para a receita de hoje, o ideal é usar coco fresco. Se não for possível encontrar, hidrate o coco ralado seco em cerca de um quarto de xícara de água por 15 minutos, esprema bem e use normalmente.

Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!


MUFFIN DE COCO E CHOCOLATE

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 16 unidades

Ingredientes
2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
100 g de coco ralado
¾ de xícara (chá) de açúcar
¾ de xícara (chá) de chocolate ao leite picado
¾ de xícara (chá) de leite
⅔ de xícara (chá) de óleo
1 pitada de sal
1 colher (café) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

MODO DE FAZER

  1. Em uma tigela, misture a farinha, o sal, o fermento e o açúcar.

  2. Abra um buraco e adicione o leite, o óleo e os ovos levemente batidos, bem como a baunilha.

  3. Adicione o coco e o chocolate e mexa bem.

  4. Unte forminhas individuais com manteiga e farinha ou com papel-manteiga (com óleo dos dois lados).

  5. Disponha cerca de duas colheres de massa em cada forminha.

  6. Asse em forno médio pré-aquecido a 180ºC, por cerca de 25 minutos, até estar assado sem dourar muito. Para ver se está bom, enfie um palito no centro dos muffins. Ao retirar, ele deve estar seco.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem