Aprenda a preparar tilápia no papelote, técnica ancestral que cozinha alimento em próprio suco
Receita é prática, saudável e barata, perfeita para almoços de dia de semana
Receita é prática, saudável e barata, perfeita para almoços de dia de semana
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
A técnica de cozinhar um alimento envolto em uma espécie de embalagem, como folhas firmes, argila e sal grosso, é antiga e não por isso menos eficiente. O método segue sendo usado até hoje e funciona especialmente bem para peixes e legumes.
Os termos franceses “en papillote” (em papel) e “en crôute” (em crosta, de massa normalmente) estão em uma série de receitas clássicas e saborosas. Hoje, vamos explorar a primeira expressão. Cozinhar peixes em papel tem uma série de benefícios, entre eles, não sujar assadeiras –já que o envoltório não permite que os sucos do alimento saiam– e realizar a cocção de maneira mais suave e homogênea. Isso é particularmente interessante para filés de peixe delicados, como tilápia e linguado.
Quem nunca tentou colocar um deles na frigideira e acabou com um monte de lascas do peixe destruído espalhadas pela panela? Com os papelotes, isso não acontece. A técnica permite que os próprios sucos do alimento o cozinhem por vapor, e o líquido só é liberado quando o pacotinho é aberto.
Os melhores materiais para serem usados são papel manteiga e papel alumínio. O modo de fechamento varia. É possível fazer trouxinhas e envelopes de vários formatos. A única exigência é que o embrulho esteja bem fechado. Para isso, basta dobrar as extremidades do papel com cuidado. A fonte de calor também é democrática. É possível usar forno, fogão, grelha e brasa.
O peixe cozido em papelote também tem um componente lúdico. Ele pode ir à mesa ainda embrulhado, para que o comensal abra na hora e possa aproveitar também os aromas que saem do papelote. Como se não bastasse tudo isso, é um tipo de cozimento saudável e barato –principalmente se o peixe utilizado for de bom custo benefício.
Vamos para a cozinha? Se possível, continue em casa e até a próxima!
Dificuldade: Médio
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
4 filés de tilápia
Suco de 1 limão
1 cenoura em tiras
2 dentes de alho
2 talos de alho-poró
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Croissant pode ter recheio? Presidente francês responde que não
Comentários
Ver todos os comentários