Aventura na cozinha

Aprenda a preparar croque monsieur, sanduíche gratinado clássico da cozinha francesa

Q uitute pode ter ingredientes diferentes e vale por uma refeição

Croque Monsieur

Croque Monsieur Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Sabe quando você quer um sanduíche para jantar ou almoçar, mas gostaria de algo mais elaborado do que apenas colocar queijo e frio entre duas fatias de pão? Então! Seus problemas acabaram! O croque monsieur é uma das melhores soluções para esse dilema glutão. Clássico de bistrô francês, trata-se basicamente de um misto quente turbinado com molho branco, mostarda e gratinado ao forno. E, sim, é delicioso como parece.

Esse quitute é um daqueles dos quais não se sabe muito bem a origem. O nome vem da união de dois termos franceses, o verbo "croquer" (mastigar) e a palavra "monsieur" (senhor). Diz-se que nasceu no café parisiense Boulevard des Capucines nos anos 1910, e sua primeira aparição literária foi no segundo volume da série "Em Busca do Tempo Perdido", do escritor francês Marcel Proust, em 1918. Mas há também relatos que tenha aparecido como receita em um livro belga um pouco antes.

Seja como for, o lanche se tornou presença quase obrigatória nos menus de bistrôs –os restaurantes despojados– da França. Uma versão que leva um ovo frito com gema mole em cima é também muitíssimo famosa e se chama croque madame –segundo consta, o ovo faria as vezes de um chapéu da dama.

Para preparar essa iguaria tradicional, usei fatias de pão caseiro (cuja receita já apareceu nesta coluna). Ele é macio na medida certa e fica muitíssimo saboroso. Na falta dele, use pão de forma, mas se atente ao fato de que possivelmente a receita ficará mais molhadinha, por causa da consistência do alimento.

As quantidades sugeridas dão origem a um sanduíche farto, porém, é possível modificá-las. Mais ou menos molho de acordo com a vontade, mais ou menos queijo ou presunto. Fique à vontade. Só não se esqueça da mostarda, pois ela dá sabor todo especial.

Siga em casa (se puder) e vamos para a cozinha? Até a próxima!


CROQUE MONSIEUR

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 sanduíche

Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- ¾ de xícara (chá) de leite
- Sal, pimenta e raspas de noz-moscada a gosto
- 4 fatias finas de presunto cozido
- 50 g de queijo tipo gruyère ralado
- 2 fatias de pão branco
- 1 colher (sobremesa) de mostarda tipo dijon
- Salsinha picada para decorar

Modo de fazer

  1. Faça o molho bechamel, aquecendo a manteiga, adicionando a farinha e mexendo bem. Depois, coloque o leite, sem parar de mexer. Espere engrossar e tempere a gosto, com sal, pimenta e noz-moscada.

  2. Monte o sanduíche em uma assadeira.

  3. Passe a mostarda e um pouco do molho no interior das fatias. Se quiser, doure as fatias em azeite ou manteiga em uma frigideira para adicionar crocância.

  4. Posicione as fatias de presunto, metade do queijo e mais um pouco de molho.

  5. Feche o sanduíche.

  6. Cubra com o restante do molho e do queijo.

  7. Asse em forno médio até gratinar.

  8. Sirva com salsinha picada e uma salada verde.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem