Aprenda a preparar receita de macarrão cremoso com farofa de pão crocante
Receita feita com pão amanhecido pode ser usada em massas cremosas e saladas
Receita feita com pão amanhecido pode ser usada em massas cremosas e saladas
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
A cozinha brasileira é conhecida por suas farofas. Os preparados à base de farinhas de milho ou mandioca enriquecidos com gorduras, proteínas e outros que tais estão entre nossas comidas genuinamente típicas. E quem não ama um feijão com farofa, não é mesmo? No entanto, vamos falar aqui de outra farofa, a também muito famosa (principalmente na Itália) farofinha crocante de pão.
Marcella Hazan, descreve o "pan grattato", no livro "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica" (R$ 114,90, WMF Martins Fontes, pág. 712) como migalhas de pão amanhecido sem qualquer adição de sabor. Por definição, então, a receita que dou hoje nesta coluna não é clássica ou tradicional, mas utiliza essas raízes italianas para criar um produto final crocante que, ao mesmo tempo, aproveita o pão já endurecido e pode ser usada para dar um toque final a massas e saladas.
Para fazer a farofinha de pão, eu prefiro pães rústicos, como italiano ou de fermentação natural, que são mais pesados e saborosos. Aqui, passei os nacos de pão no processador, mas se você não tiver um pode usar o liquidificador ou mesmo um bom ralador. O efeito será o mesmo.
A preparação da farofa de pão também é um ótimo momento para aprender a fazer o belo movimento que os chefs fazem com as panelas, causando o efeito giratório da comida no ar, que todo mundo quer copiar e poucos conseguem. O truque é não balançar a frigideira para cima e para baixo: o alimento não pode pular dentro da panela, ele precisa girar. Assim, pegue firme no cabo, incline ligeiramente para baixo e faça movimentos para frente e para trás.
A prática ajuda e o máximo que vai acontecer é uma pequena sujeira de migalhas de pão. Essa farofinha pode ser incrementada de várias formas: raspas de laranja ou limão, alho e ervas secas ou frescas bem picadas (e sequinhas) ficam ótimas.
Então, vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Médio
Rendimento: 6 pessoas
Ingredientes
Para o fusilli
500 g de macarrão fusilli seco
50 g de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
200 g de queijo gorgonzola
1 pé de brócolis ninja
Raspas de noz-moscada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para a farofinha de pão
100 g de pão amanhecido ralado ou moído
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
¼ xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Croissant pode ter recheio? Presidente francês responde que não
Comentários
Ver todos os comentários