Aprenda a preparar bolinho de chuva em versões recheadas e salgadas
Bolinho frito é a alegria dos lanches da tarde
Bolinho frito é a alegria dos lanches da tarde
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Aquele prato bem cheio de bolinhos fritos, quentinhos e açucarados, espalhando aroma de canela pela cozinha em uma tarde fria de inverno é uma das lembranças mais caras da minha infância. Arrisco dizer que não só da minha.
Bolinho de chuva é um clássico do lanche vespertino, com suco ou chá para as crianças e com café (com ou sem leite) para os mais crescidos, é daquelas receitas de coração, que cada um faz do seu jeitinho, como a avó, a tia ou a vizinha ensinaram –e claro, não há nada de errado nisso.
Mas há algumas dicas preciosas e mitos a serem quebrados. O primeiro é que não precisa ser um dia de chuva para comer o saboroso bolinho, mas suponho que isso todos já soubessem. O segundo é que, apesar de a versão tradicional (que se acredita ter vindo, como tanto da confeitaria nacional, dos adocicados receituários portugueses) ser simples, apenas coberta com açúcar e canela, o bolinho de chuva pode ser também recheado: banana, maçã, goiabada e doce de leite de corte são algumas opções que ficam muito gostosas.
Para a coluna de hoje, inclusive, cometi a subversão de não só rechear os bolinhos como também transformar a base da massa que minha mãe fazia em um quitute salgado, para um lanche completo.
Para ficar perfeito, é preciso prestar atenção em dois pontos principais da receita. A massa não pode ser muito líquida, mas também não deve ser muito pesada, sob risco de comprometer a deliciosa textura fofíssima. Preste atenção às quantidades e, se precisar acertar algo, faça aos poucos. Além disso, o óleo para a fritura precisa ser quente, mas não tanto, sob pena de ter como resultado bolinhos dourados por fora e crus por dentro.
Como tudo na culinária, a prática faz a perfeição. E testar bolinhos de chuva não é uma tarefa das piores, convenhamos. Então, (fique em casa se possível e) vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Médio
Rendimento: 20 unidades
Ingredientes para o bolinho doce
2 ovos
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento químico
Óleo para fritar
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
Ingredientes para o bolinho salgado
2 ovos
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
3/4 xícara (chá) de leite
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (sopa) de fermento químico
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Croissant pode ter recheio? Presidente francês responde que não
Comentários
Ver todos os comentários