Aventura na cozinha

Aprenda a fazer bolo com leite fervendo, que fica fofinho e pode levar coberturas variadas

Iguaria comporta várias coberturas e pode até ser consumida sozinha

Bolo feito com leite fervendo

Bolo feito com leite fervendo Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Sempre que vou escrever sobre um quitute para esta coluna, faço uma pesquisa em minha pequena biblioteca gastronômica, em busca de fatos e curiosidades que sejam interessantes e também das técnicas clássicas relacionadas à preparação. Não raro, descubro que as receitas que passo aqui --muitas, mas muitas mesmo, vindas de cadernos sujos e quase totalmente desmontados de propriedade da minha família– existem com nomes diferentes ou são preparadas com uma mistura de métodos que não consta das enciclopédias de culinária.

Foi o que aconteceu aqui. No livro da minha mãe, o nome do bolo fofinho e aerado que vocês aprendem hoje é "pão de ló de leite fervendo". Mas, apesar de ser um bolo do tipo espumoso, não se trata de um pão de ló clássico. Os bolos desta classe usam uma base de espuma, em geral de ovos, para criar leveza e permitir que o bolo cresça, sem precisar de aditivos químicos. O pão de ló da minha mãe, embora comece justamente com claras em neve, usa leite quente e fermento.

Isso é bastante ilustrativo sobre como a culinária é uma ciência viva. As receitas se modificam, ganham toques pessoais e o fato de não seguirem regras não as faz melhores ou piores. Basicamente, se uma receita é boa, ela é válida. E esse bolo é muito válido. Diferentemente de muitos espumosos ele não é seco. Pelo contrário, é bastante elástico. Portanto, além de servir como iguaria para um lanche da tarde, pode ser usado também para rechear, pois é fácil de manusear.

A simplicidade da "cobertura" que sugiro –ainda que ele possa ser servido sem nada– faz jus ao fato de este ser o bolo preferido da minha infância. Leite condensado e canela. Fim. Mas, acredite, simples não é simplista, e este doce tem sabor dos deuses. Se quiser tentar outra ideia, use o mesmo bolo e molhe-o com suco de laranja pouco adoçado e salpique com açúcar cristal.

Então, (não se esqueça de ficar em casa se possível e) vamos para a cozinha? Até a próxima!


BOLO FOFO DE CANELA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 12 pedaços grandes

Ingredientes

Para a massa
4 ovos
1 ½ xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite fervente
1 colher (sopa) de fermento químico

Para a cobertura
1 lata de leite condensado
2 colheres (sobremesa) de canela em pó

MODO DE FAZER

  1. Bata as claras em neve e adicione as gemas uma a uma.

  2. Coloque o açúcar e bata bem.

  3. Incorpore a farinha de trigo sem bater.

  4. Adicione o fermento químico e misture.

  5. Despeje o leite quente e mexa bem, sem bater.

  6. Coloque em uma forma retangular untada e enfarinhada, de aproximadamente 30 cm x 20 cm

  7. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que o bolo esteja dourado e assado. Faça o teste do palito e veja se este sai seco ao espetar no meio da massa.

  8. Faça alguns furos no bolo ainda quente.

  9. Coloque o leite condensado e esparrame bem. Polvilhe a canela e sirva.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem