Receita de arroz frito oriental usa grão cozido que sobrou da véspera
Preparo de prato é rápido e pode ser consumido como refeição completa
Preparo de prato é rápido e pode ser consumido como refeição completa
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Não sabe o que fazer com o arroz que sobrou do almoço ou do jantar do dia anterior e está sem tempo? Não entre em pânico, nós temos a solução. De inspiração asiática, o arroz frito de hoje fica pronto em cerca de meia hora –considerando-se que os grãos já estarão cozidos ao início do preparo– e não precisa de acompanhamento para caracterizar uma refeição completa.
A receita leva ovo e cogumelos e agrada aos vegetarianos. No entanto, a base serve para outras combinações, como brócolis com carne, frango com pimentão ou camarão com ervilhas, por exemplo. A rapidez do preparo é comum a práticos orientais preparados em wok, a panela côncava que permite cozimento rapidíssimo, pois ela chega a altas temperaturas.
Como conta Bee Wilson no livro "Pense no Garfo! Uma História da Cozinha e de Como Comemos" (R$ 35,90, 344 págs., Zahar), a wok, ao lado da faca dao, que normalmente chamamos de cutelo e pode, a depender da habilidade de quem a manuseia, cortar tudo em pequeníssimos pedaços em curto espaço de tempo, permitia aproveitar ao máximo o combustível escasso na China Antiga. "O máximo de sabor, com o mínimo de energia."
Nosso objetivo é resgatar essa ideia e contribuir para diminuir o desperdício na cozinha. Assim, usa-se o arroz (para melhorar o aproveitamento, desfaça de grãos grudados que se formam antes de começar) de ontem e os talos do cogumelo para dar sabor. E basicamente o que você quiser e tiver na geladeira.
Uma boa dica de finalização, além da imprescindível cebolinha, é usar óleo de gergelim e amendoim torrado. Outro ponto em que é necessário ter atenção: a quantidade de molho de soja leva em conta que o arroz usado foi temperado com algum sal. Na dúvida ou receio de salgar demais, adicione aos poucos.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
2 e 1/2 xícaras (chá) de arroz cozido
200 g de cogumelo shitake
3 ovos
3 talos de cebolinha
¼ xícara (chá) de molho de soja
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (milho ou girassol)
1 colher (sobremesa) de mirin
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Homem passa por transplante de rosto após dez anos sem falar nem comer
Croissant pode ter recheio? Presidente francês responde que não
Comentários
Ver todos os comentários