Aventura na cozinha

Aprenda a preparar sopa de grão-de-bico perfeita para se aquecer nas noites frias

Sopa é opção para substituir o tradicional caldo de feijão neste outono

Sopa de grão-de-bico para você se aquecer no frio

Sopa de grão-de-bico para você se aquecer no frio Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Noites frias pedem uma sopinha, não é mesmo? Já falei sobre algumas receitas de caldos por aqui, mas essa versão, com grão-de-bico e linguiça, é uma das minhas preferidas. Cremosa e bem substanciosa substitui a refeição de maneira eficiente, inclusive por ser proteica. O grão-de-bico (como outras leguminosas) é fonte de proteína vegetal.

Obviamente, essa não é uma receita vegetariana, porém, para os que não comem alimentos de origem animal, é fácil transformar o prato em sem carne. Basta não usar a linguiça e o bacon e substituir por algum outro vegetal, como brócolis ou couve-flor, por exemplo.

Em tempos de distanciamento social, em que devemos medir até nossas idas ao supermercado em nome do bem-estar de todos, as leguminosas secas (lentilha, feijões de vários tipos, soja e ervilha, entre outros) são um ótimo aliado, pois duram muito dentro do armário da cozinha.

O grão-de-bico é especialmente versátil, podendo ser usado para confecção de bolinhos, massas, pastas e saladas (experimente os grãos com atum em conserva, tomate em cubos e cebola roxa, tudo bem temperado com azeite, vinagre, sal e pimenta).

Além disso, o grão tem uma propriedade desconhecida por muitos. Ele pode substituir as claras de ovo de receitas. A aquafaba, a água de cozimento do grão-de-bico, pode ser batida em neve na batedeira. Parece mágica, mas realmente funciona. Deixe o líquido esfriar (gelado é ainda melhor) e faça o teste. Para cada xícara de grão-de-bico use três de água no cozimento.

A farofinha de bacon sobre essa sopa é opcional e as fatias podem ser preparadas no micro-ondas para ficarem bem sequinhas. Basta colocá-las sobre folhas de papel-toalha e esquentar parando a cada 30 segundos para verificar. Quanto mais sequinho, mas fácil de deixá-lo bem picado.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


Sopa de grão-de-bico

Dificuldade: Médio
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
250 g de grão-de-bico seco
2 folhas de louro
1 colher (chá) de cúrcuma
1 colher (chá) de páprica doce
1 cebola bem picada
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de azeite
3 fatias de bacon
200 g de linguiça calabresa
1 cenoura grande
½ xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Deixe o grão-de-bico de molho em água filtrada por pelo menos oito horas.

  2. Cozinhe os grãos na panela de pressão por cerca de dez minutos (ou até ficarem macios) com duas folhas de louro. Escorra, guarde a água do cozimento e reserve.

  3. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho por cerca de três minutos. Adicione a cúrcuma e a páprica.

  4. Refogue também a linguiça e a cenoura em cubos pequenos.

  5. Junte cerca de um litro de água.

  6. Deixe ferver e cozinhar em fogo baixo por meia hora.

  7. Bata metade do grão-de-bico no liquidificador com um pouco da água do seu cozimento até se transformar em um creme espesso.

  8. Adicione o creme a sopa e cozinhe até engrossar.

  9. Junte o restante do grão-de-bico e desligue.

  10. Frite fatias de bacon e parta em pedaços bem pequenos.

  11. Acerte o sal, coloque a salsinha e mexa bem.

  12. Sirva com o bacon por cima.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem