Aventura na cozinha

Aprenda a receita de peras ao vinho com creme inglês para o domingo de Dia das Mães

Guloseima tem a simplicidade saborosa das frutas em calda

Peras ao vinho com creme inglês

Peras ao vinho com creme inglês Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Infelizmente, o Dia das Mães é mais uma importante data comemorativa que será celebrada de maneira meio capenga. Muitos não poderão estar com suas mães, e grandes almoços de família serão suspensos (com toda razão; por favor, não saia de casa) por causa das recomendações de distanciamento social.

Para quem terá o privilégio de passar o dia com a matriarca ou quiser fazer um delivery de sobremesa no próximo domingo (10), porém, a coluna de hoje é perfeita. Separei uma receita clássica, sofisticada, mas sem grandes ostentações. Não se trata de doce em mil camadas ou bolo com vários recheios. Essa guloseima tem a simplicidade saborosa das frutas em calda, com creme de baunilha.

As peras ao vinho tinto são uma receita tradicional francesa, em que a fruta sem casca é cozida na bebida, com açúcar e especiarias --e o vinho que sobra pode ser tomado ou usado em alguma preparação salgada. Pode ser servida com creme inglês (como indico aqui) ou mesmo com sorvete de baunilha (fica incrível).

O país europeu gosta de doces com pera: a variação à moda Bela Helena (sem bebida alcoólica no cozimento, mas com calda de chocolate) é também bastante conhecida. Fato é que sobremesa de pera cozida é simples de fazer (a dificuldade “média” é por conta do creme inglês) e causa boa impressão à mesa.

Na hora de preparar, no entanto, convém prestar atenção a algumas dicas. Corte a parte de baixo da pera para que ela fique parada em pé no prato e vá virando as frutas na panela durante o cozimento para que o vinho possa atingir toda a superfície.

É importante deixar as frutas gelarem dentro da própria calda. A sobremesa pode ser feita no mesmo dia ou no dia anterior e passar a noite no congelador. Quanto ao creme inglês, foco no fogo baixo! Se por acaso talhar, bata no liquidificador e volte à panela. Não é o ideal, mas costuma funcionar.

Desejo a todas as mães um lindo dia, que se sintam abraçadas e, mesmo longe de seus filhos, tenham a certeza de que isso tudo vai passar.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


PERAS AO VINHO COM CREME INGLÊS

Dificuldade: Médio
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
Para as peras
3 xícaras (chá) de vinho tinto
1 xícara (chá) de água
4 peras portuguesas
1 xícara (chá) de açúcar
1 pedaço de canela em pau
3 cravos-da-índia

Para o creme inglês
1 ½ xícara (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de açúcar
3 gemas
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de fazer - Para as peras

  1. Descasque as peras, mantendo os cabos.

  2. Misture todos os outros ingredientes e leve ao fogo para ferver, então, abaixe a temperatura para atingir fervura branda. Se quiser, use outras especiarias como grãos de pimenta-do-reino, cardamomo e anis.

  3. Coloque as peras na panela.

  4. Cozinhe por cerca de 20 minutos até que estejam macias.

  5. Guarde as frutas e a calda na geladeira por algumas horas antes de servir.

Modo de fazer - Para o creme inglês

  1. Bata as gemas e o açúcar.

  2. Junte ao leite morno com baunilha e mexa bem.

  3. Leve ao fogo baixo para engrossar levemente, mexendo sem parar. Para saber se está no ponto certo, mergulhe uma colher no creme e passe um dedo. O caminho feito pelo dedo deve permanecer.

  4. Sirva com as peras.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem