Aventura na cozinha

Aprenda a preparar queijo brie empanado e crocante que pode ser servido com mel ou geleia

Entrada deliciosa chama também bastante a atenção dos convidados

Brie empanado em que o queijo derretido escorre da casquinha crocante ao ser cortado

Brie empanado em que o queijo derretido escorre da casquinha crocante ao ser cortado Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Não negue. Você adora pedir aquela entrada de brie empanado, em que o queijo derretido escorre da casquinha crocante ao ser cortado. Não é só você.

A iguaria já uma espécie de clássico nos menus de bares e restaurantes de São Paulo, dado o tanto que agrada aos consumidores. A boa notícia é que, apesar de parecer difícil chegar ao resultado, a receita é simples e dá para reproduzir em casa. É um petisco perfeito para servir para os amigos ou mesmo nas ceias de Natal e Ano-Novo que estão por vir.

Antes de mais nada, é sempre bom saber que o brie a que nos referimos aqui não é o brie tradicional, com apelação de origem controlada (que designa produtos específicos, como o champanhe, que só pode ser chamado assim se produzido na região homônima), fabricado na França.

Trata-se de um queijo de massa mole com os fungos brancos característico, porém, apenas semelhante ao brie original. Não se preocupe, porém, que isso não diminui a gostosura do prato.

Esse queijo (assim como o camembert, que inclusive pode ser usado nessa receita da mesmíssima maneira) tem sabor suave e combina muito bem com mel, geleias, compotas, frutas frescas e secas e castanhas. Usei aqui mel, damascos e castanhas de caju caramelizadas, mas as possibilidades são infinitas.

A melhor e mais importante dica para o preparo desde queijo empanado é usá-lo apenas e tão somente se estiver em temperatura ambiente. É dessa forma que será possível chegar à consistência derretida do interior, tão apreciada.

Com o brie gelado, o resultado provavelmente será um queijo morno e meio borrachudo no centro. Cuidado também com a temperatura do óleo, que deve estar quente, mas não muito quente, ou a casquinha queimará e o interior não chegará ao ponto. Vamos para a cozinha? Até a próxima!


BRIE EMPANADO

Dificuldade Fácil
Rendimento serve até 4 pessoas

Ingredientes
1 queijo brie (cerca de 200 g) inteiro
1 ovo batido
Farinha de rosca para empanar
Óleo de milho para fritar
Mel, nozes e damasco para decorar

Modo de Fazer

  1. Bata o ovo inteiro e passe o brie em temperatura ambiente nele

  2. Depois, envolva o queijo na farinha de rosca

  3. Repita a operação do empanamento, passando novamente no ovo e na farinha

  4. Coloque cerca de um dedo de óleo na frigideira e aqueça

  5. Frite de todos os lados até ficar dourado

  6. Sirva ainda quente, com torradas e os complementos

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem