Aventura na cozinha

Bolo que usa uvas passas como adoçante é opção para quem tem dietas restritivas

Aprenda a preparar bolo de frutas sem açúcar, com massa que vai no liquidificador

Bolo de frutas sem açúcar

Bolo de frutas sem açúcar Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Antes de mais nada: calma! Primeiro, que essa não é uma receita que leva adoçantes industriais. Depois, que não é que seja sem doce nenhum. Pelo contrário, o bolo tem frutas frescas entre seus ingredientes e uva passa, um alimento com alto índice glicêmico, como seu principal adoçante. 

Porém, a preparação não leva açúcar refinado (e nem as versões mais “saudáveis”, mascavo e demerara). Portanto, embora não possa ser recomendado para quem não pode ingerir glicose em excesso, por não ter as chamadas calorias vazias do açúcar, é uma opção a quem quer comer um doce e não enfiar o pé na jaca completamente.

E antes que torçam o nariz para a uva passa, já ressalto: ela é batida no liquidificador, some completamente na massa e é impossível perceber sua presença nesse bolo. Ou seja: pode preparar e tomar com chá sem medo de ser feliz.

Agora às dicas de preparo e substituições! Minha mãe sempre disse que banana boa para fazer doce é a nanica. Porém, já usei prata nesse receita e o resultado foi ótimo. Apenas prefira frutas não muito grandes para não causar diferenças de proporção dos ingredientes.

Indico o uso de farinha branca, mas é possível fazer o bolo com uma mistura igual de branca e integral ou mesmo apenas com farinha integral. A diferença será percebida na fofura da massa. A farinha branca deixa o bolo mais fofinho. A aveia, como as especiarias (exceto a canela), também pode ser subtraída se não tiver em casa.

Frutas secas, como nozes, castanha-do-Pará e castanha-de-caju, são ótimos adendos à preparação. Cerca de um quarto de xícara da oleaginosa de sua preferência grosseiramente picada pode ser adicionada ao fim da receita para adicionar mais sabor.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


BOLO DE FRUTAS SEM AÇÚCAR

Dificuldade 

Fácil

Rendimento 

15 fatias

Ingredientes

1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo1 xícara (chá) de uvas passas2 bananas prata ou nanica1 maçã pequena2 colheres (sopa) de aveia em flocos1 colher (café) de canela em pó¼ de colher (café) de gengibre em pó¼ de colher (café) de cravo em pó¼ de colher (café) de noz-moscada1 colher (sopa) de fermento em pó⅓ de xícara (chá) de óleo de milhoManteiga e farinha de trigo para untar

Modo de fazer

  1. Bata no liquidificador uma banana, meia maçã, as uvas passas e o óleo.

  2. Pique a outra banana e a metade da maçã.

  3. Transfira a massa para uma vasilha. Adicione as frutas, as especiarias, a farinha e a aveia.

  4. Coloque o fermento e misture delicadamente.

  5. Unte uma forma de buraco com manteiga e farinha.

  6. Coloque a massa e asse em forno médio por cerca de 25 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem