Aventura na cozinha

Truta assada com endro e limão-siciliano é boa sugestão para Ano-Novo

Receita é bem leve e peixe poder ser preparado na brasa

Truta assada com endro e com limão-siciliano servida com batatas
Truta assada com endro e com limão-siciliano servida com batatas - Juliana Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dizem que na virada do ano não podemos comer nada que cisque, sob risco de andar para trás. Por isso, escolhi para a coluna de hoje uma receita de peixe (que nada para a frente!), bem levinha e saborosa, para dar sabor à festa e combinar com esse calorão típico do verão.

A truta é um parente do salmão, sua família é antiquíssima nas águas. As distinções entre os dois peixes são que, diferentemente dos salmões, as trutas são de água doce (o salmão nasce em água doce, vai para o mar e volta aos rios para se reproduzir) e não têm a carne rosada, já que não se alimentam de crustáceos dessa cor.

Hoje em dia, esse peixe é, em geral, criado em cativeiro e não atinge tamanhos muito grandes. Na preparação de hoje, a truta pode ser substituída, na receita, por outro peixe de sua preferência.
Robalo e tainha ficam ótimos assados também.

Na hora das compras, sugiro ir a uma peixaria de qualidade e pedir o peixe inteiro, sem as vísceras nem as escamas. Verifique se o animal não está opaco ou se não tem cheiro forte. Certifique-se ainda de que ele tem os olhos límpidos.

Uma boa dica é perguntar ao peixeiro qual o peixe mais fresco do dia. Não há necessidade de fazer truta se a corvina estiver melhor. Os temperos, como o leitor verá, são bem simples, mas combinam muito bem com o sabor do peixe.

O endro (ou dill), que tem aroma picante e fresco, e o limão, azedo e doce, se combinam ao salgado e levemente gorduroso do peixe para formar uma combinação vencedora. Um dos pulos do gato neste modo de preparo é a quantidade de sal usada.

Lembre-se de que este é um peixe que será assado inteiro, então, não é necessário economizar muito no sal, pois ele ainda precisará ultrapassar a barreira da pele para chegar à carne.

Use cerca de uma colher de sopa e esfregue bem. Se quiser assar a truta na brasa, lance mão do sal grosso.

Vamos para a cozinha, então? Até o ano que vem!


TRUTA COM ENDRO, LIMÃO-SICILIANO E BATATAS ASSADAS

Dificuldade Fácil
Rendimento 4 porções

Ingredientes
- 1 truta de mais ou menos 1 kg
- 1 limão-siciliano
- 1 cebola
- 1 xíc. (chá) de endro fresco picado
- 1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 batatas médias

Modo de fazer

  1. Esfregue o peixe, na parte interior e na exterior, com sal e pimenta. Coloque o endro picado e algumas fatias de limão-siciliano dentro da truta.

  2. Corte a cebola em fatias e disponha no centro de uma assadeira. Coloque o peixe por cima. Despeje o azeite sobre o peixe e também nas laterais, que receberão as batatas.

  3. Corte as batatas em fatias finas e tempere com sal. Acrescente-as nas laterais da assadeira, dos dois lados da truta. Use o azeite que já estava na assadeira para untar as batatas.

  4. Cubra com papel-alumínio e coloque em forno preaquecido a 200ºC por meia hora. Tire o papel e deixe o peixe e as batatas dourarem por mais 20 minutos mais ou menos.

DICA Se quiser, coloque algumas fatias de limão sobre o peixe antes de assar, para o visual ficar mais bonito.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias