Aventura na cozinha

Truta assada com endro e limão-siciliano é boa sugestão para Ano-Novo

Receita é bem leve e peixe poder ser preparado na brasa

Truta assada com endro e com limão-siciliano servida com batatas
Truta assada com endro e com limão-siciliano servida com batatas - Juliana Ventura/Folhapress

Dizem que na virada do ano não podemos comer nada que cisque, sob risco de andar para trás. Por isso, escolhi para a coluna de hoje uma receita de peixe (que nada para a frente!), bem levinha e saborosa, para dar sabor à festa e combinar com esse calorão típico do verão.

A truta é um parente do salmão, sua família é antiquíssima nas águas. As distinções entre os dois peixes são que, diferentemente dos salmões, as trutas são de água doce (o salmão nasce em água doce, vai para o mar e volta aos rios para se reproduzir) e não têm a carne rosada, já que não se alimentam de crustáceos dessa cor.

Hoje em dia, esse peixe é, em geral, criado em cativeiro e não atinge tamanhos muito grandes. Na preparação de hoje, a truta pode ser substituída, na receita, por outro peixe de sua preferência.
Robalo e tainha ficam ótimos assados também.

Na hora das compras, sugiro ir a uma peixaria de qualidade e pedir o peixe inteiro, sem as vísceras nem as escamas. Verifique se o animal não está opaco ou se não tem cheiro forte. Certifique-se ainda de que ele tem os olhos límpidos.

Uma boa dica é perguntar ao peixeiro qual o peixe mais fresco do dia. Não há necessidade de fazer truta se a corvina estiver melhor. Os temperos, como o leitor verá, são bem simples, mas combinam muito bem com o sabor do peixe.

O endro (ou dill), que tem aroma picante e fresco, e o limão, azedo e doce, se combinam ao salgado e levemente gorduroso do peixe para formar uma combinação vencedora. Um dos pulos do gato neste modo de preparo é a quantidade de sal usada.

Lembre-se de que este é um peixe que será assado inteiro, então, não é necessário economizar muito no sal, pois ele ainda precisará ultrapassar a barreira da pele para chegar à carne.

Use cerca de uma colher de sopa e esfregue bem. Se quiser assar a truta na brasa, lance mão do sal grosso.

Vamos para a cozinha, então? Até o ano que vem!


TRUTA COM ENDRO, LIMÃO-SICILIANO E BATATAS ASSADAS

Dificuldade Fácil
Rendimento 4 porções

Ingredientes
- 1 truta de mais ou menos 1 kg
- 1 limão-siciliano
- 1 cebola
- 1 xíc. (chá) de endro fresco picado
- 1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 batatas médias

Modo de fazer

  1. Esfregue o peixe, na parte interior e na exterior, com sal e pimenta. Coloque o endro picado e algumas fatias de limão-siciliano dentro da truta.

  2. Corte a cebola em fatias e disponha no centro de uma assadeira. Coloque o peixe por cima. Despeje o azeite sobre o peixe e também nas laterais, que receberão as batatas.

  3. Corte as batatas em fatias finas e tempere com sal. Acrescente-as nas laterais da assadeira, dos dois lados da truta. Use o azeite que já estava na assadeira para untar as batatas.

  4. Cubra com papel-alumínio e coloque em forno preaquecido a 200ºC por meia hora. Tire o papel e deixe o peixe e as batatas dourarem por mais 20 minutos mais ou menos.

DICA Se quiser, coloque algumas fatias de limão sobre o peixe antes de assar, para o visual ficar mais bonito.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem