Aventura na cozinha

Arroz árabe com lentilhas e cebola caramelizada é opção vegetariana para as ceias de fim de ano

Conhecido como mjadra, prato leva três ingredientes, além de sal e azeite

Mijandra
Mjandra - Juliana Ventura/Folhapress

Desde que aprendi a fazer este arroz com lentilha, de origem árabe, nunca mais parei. Hoje, ele faz parte dos especiais da minha cozinha e entra no cardápio com frequência. Conhecido como “mjadra” (pronuncia-se “mijadra” –sem rir!), o prato leva apenas três ingredientes (tirando sal e azeite) e é bem simples de fazer.

O maior truque tem a ver com a caramelização da cebola. Garanto, porém, que é muito mais uma questão de paciência do que de técnica. Sugiro este arroz para acompanhar carnes vermelhas, como a de cordeiro, na ceia do Natal. Mas o prato é tão gostoso que pode ser comido sozinho, também.

Como leva lentilhas, conhecidas por darem sorte no Réveillon, também pode fazer parte do jantar de Ano-Novo. Além disso, é uma opção incrível a vegetarianos e veganos. Ao lado de berinjelas assadas e cogumelos, por exemplo, o prato fica divino.

Agora, às dicas: é importante usar a água de cozimento da lentilha para cozinhar também o arroz, como descrito no modo de preparo. Esse caldo ajudará a dar cor e sabor ao prato. Mas não use apenas ele. É preciso diluí-lo em água também, sob pena de acabar com um arroz bem empapado.

Esta receita leva muitas cebolas. E já vi preparações que usam ainda mais. Mas não entre em pânico. A caramelização remove a acidez do vegetal, e o resultado é um sabor agridoce sensacional. Na hora de caramelizar, não é preciso usar açúcar, mas lance mão de toda a paciência que tiver.

Utilize o fogo baixo, que ajuda a não errar, e deixe o calor fazer seu papel de extrair o doce da cebola, sem pressa. Mexa eventualmente. O ponto ideal é uma cebola bem marrom e muito murcha.

Não tenha medo de errar, mas, se quiser, teste a caramelização com uma quantidade menor de cebola e experimente. Além da aparência escura, o sabor deve conter doce, como se tivéssemos usado açúcar na preparação. É sucesso certo (e com menos calorias)!

Vamos para a cozinha, então? Até a próxima!


ARROZ COM LENTILHAS

Dificuldade Médio
Rendimento 8 porções

Ingredientes

- 200 g de lentilha seca
- 120 g de arroz branco tipo agulhinha
- 5 cebolas médias
- Cerca de 1/2 xíc. (chá) de azeite de oliva
- Sal a gosto

Modo de fazer

  1. Aqueça uma panela com bastante água e cozinhe as lentilhas até estarem ‘al dente’ (preservando certa rigidez). Enquanto as lentilhas cozinham, pique três cebolas em cubos bem pequenos. Em uma frigideira, aqueça quatro colheres de sopa de azeite e acrescente as cebolas.

  2. Doure as cebolas em fogo baixo até que estejam bem caramelizadas. Vá adicionando mais azeite quando achar necessário.

  3. Escorra as lentilhas e guarde uma xícara de chá do caldo do cozimento. Na mesma panela, acrescente a cebola caramelizada, o arroz e duas colheres de sopa de azeite. Refogue por um minuto.

  4. Adicione as lentilhas, o caldo do cozimento e água suficiente para cobrir os ingredientes e passá-los em cerca de um centímento.

  5. Acerte o sal, tampe a panela e cozinhe até que o arroz esteja macio. Corte as outras duas cebolas em fatias finas.

  6. Em uma frigideira, aqueça mais quatro colheres de sopa de azeite e caramelize as fatias de cebola usando o mesmo processo descrito para os cubos pequenos. Sirva quente com as cebolas caramelizadas em fatias por cima.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem