Aventura na cozinha

Sopa fria de batata-doce preparada com leite de coco é ótima sugestão para comer no verão

Inspirada na francesa vichyssoise, receita de batata é mais refrescante

Sopa fria de batata-doce finalizada com leite de coco
Sopa fria de batata-doce finalizada com leite de coco - Juliana Ventura/Folhapress

Descrição de chapéu Agora

No Brasil, não estamos muito acostumados a tomar sopa fria, mas muitos países têm receitas tradicionais de caldos que devem ser degustados gelados. É o caso dos deliciosos pratos espanhóis ajoblanco (à base de pão, amêndoas e alho) e gazpacho (pão, tomate, pimentão e pepino), e do saboroso escandinavo borscht, que tem a beterraba como ingrediente principal.

Acho sopas frias entradas incríveis para o calor, época que se aproxima de nós do hemisfério sul. Por isso, me inspirei na sopa francesa vichyssoise e criei uma versão um pouco mais encorpada, mas igualmente refrescante.

Há uma lenda que diz que a primeiríssima versão da vichyssoise foi inadvertidamente inventada pelo rei Luís 15. Ele adorava sopa de batatas, mas morria de medo de ser envenenado. Por isso, tinha um séquito de serviçais apenas para experimentar a comida que lhe era oferecida. Com essa fila de bocas, a sopa acabava chegando fria à sua mesa.

O que se sabe com certeza, porém, é que Auguste Escoffier, uma espécie de papa da cozinha francesa, publicou uma receita bem semelhante em 1903, mas que era servida quente. A versão fria teria sido criada na unidade nova-iorquina do hotel Ritz cerca de 15 anos depois pelo chef local Louis Diat, que se inspirou, por sua vez, em um prato que sua mãe cozinhava quando ele era criança.

A receita tradicional de sopa vichyssoise leva batata inglesa, cebola e alho-poró em sua base, é temperada com ervas e finalizada com creme de leite. Aqui, substitui o tubérculo por batata-doce e testei a finalização com leite de coco. O resultado foi um creme bastante denso e adocicado, mas ainda assim leve.

Caso não queira usar o leite de coco, o creme de leite fresco ou em caixinha pode, sim, fazer as vezes. Sobre a consistência, a sopa não precisa (nem deve) ser um purê muito cremoso. Se achar que a textura está muito pesada dilua a mistura com um pouco mais de água.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


SOPA FRIA DE BATATA-DOCE

Dificuldade Fácil
Rendimento 4 porções

Ingredientes
- 1 batata-doce grande descascada
- 1/2 cebola picada
- 1 talo de alho-poró fatiado
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 100 ml de leite de coco
- 1 litro de água
- 2 folhas de louro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cebolinha para decorar

Modo de fazer

  1. Aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola e o alho-poró por dois a três minutos.

  2. Acrescente a batata-doce cortada em cubos.

  3. Coloque a água e as folhas de louro e cozinhe até que as batatas estejam macias.

  4. Desligue o fogo, retire as folhas de louro e bata tudo no liquidificador até que a mistura fique com consistência de purê.

  5. Acerte o sal e a pimenta e deixe esfriar. Depois coloque na geladeira.

  6. Para servir, coloque 25 ml de leite de coco em cima de cada cumbuca de sopa gelada e decore com cebolinha.

Agora

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem