Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Televisão

Conheça o estudante de cinema escolhido para viver o príncipe Harry na série 'The Crown'

Luther Ford nunca havia atuado em uma produção de grande orçamento antes de ser escalado

O estudante de cinema Luther Ford, que faz o papel de príncipe Harry na sexta temporada de 'The Crown' - Philip Cheung/The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Douglas Greenwood
Londres
The New York Times

Interpretando o príncipe Harry na última temporada da série "The Crown" da Netflix, Luther Ford disse que se sentiu como um membro da realeza.

O ator, que ainda era estudante quando foi escalado para o papel, disse que era buscado por um motorista particular no apartamento que dividia com colegas de quarto em Bournemouth, uma cidade costeira na Inglaterra, e era levado para um cenário ornamentado ou um castelo britânico, onde estava cercado por atores conhecidos.

"Foi uma mudança completa" em relação à sua vida anterior, disse o jovem de 23 anos em uma entrevista no mês passado, acrescentando que fazer parte do programa "nunca para de me surpreender".

Antes de "The Crown", Ford disse que nunca havia estado em um set profissional ou considerado a atuação como uma ocupação. Quando a Netflix anunciou que receberia inscrições de novatos para o papel do príncipe Harry, um amigo sugeriu que Ford fizesse o teste. Em outubro de 2022, ele conseguiu o papel, tirou uma pausa da faculdade, onde estudava produção cinematográfica, e um mês depois começou a gravar o programa.

A sexta e última temporada do programa foi dividida em duas partes, com os últimos seis episódios sendo lançados na sexta-feira (14). O primeiro lote de episódios se passa no verão de 1997, após o acidente fatal de carro da princesa Diana. Os episódios finais mostram o Harry como Ford e o príncipe William (Ed McVey) lidando com a morte da mãe e a vida como membros da realeza adolescentes e muito famosos. Enquanto William vai para a faculdade, conhece Kate Middleton (Meg Bellamy) e começa a considerar um dia se tornar rei, Harry luta para encontrar um propósito, e seu consumo de álcool e maconha começam a preocupar a família.

Harry —que "se afastou" dos deveres reais em 2020 e agora mora com sua esposa, Meghan Markle, e seus dois filhos na Califórniadisse que assiste a "The Crown". Ford disse que deixou isso de lado para sua atuação e, em vez disso, tentou se concentrar em como o papel foi escrito por Peter Morgan, o criador do programa.

Bebendo uma cerveja em um restaurante em Londres, Ford discutiu seu medo de entrar em "The Crown" como um novato, entrar no personagem e como a popularidade do documentário de Harry e Meghan na Netflix, junto com suas memórias, "O Que Sobra", afetaram sua atuação.

Estes são trechos editados da conversa.

Como você se sentiu quando foi escalado como Harry?
No começo, eu pensei: "Isso é incrível —brilhante, brilhante, brilhante. Vou contar para todo mundo". Mas o primeiro ensaio foi quando percebi: "Ah, isso é realmente sério, e não vai ser algo que eu vou apenas passar por cima". Eu era tão ingênuo, e então quando eu realmente cheguei lá, estava olhando para o roteiro pensando: "Meu Deus, eu não sei como atuar. Eu não sei o que estou fazendo".

Como você saiu desse estado de espírito?
Bem, você é tranquilizado pelo elenco e pelos produtores. Eu pensei que seria muito tenso e estressante, mas eles estavam tão relaxados. Eles não fizeram um grande alarde sobre isso. Eu não tive aulas de atuação, mas tive um treinador de movimento e um treinador de dialeto. Talvez porque eu tenha feito filmes, eu entendi o set.

Você tinha interesse na família real antes de começar?
Não particularmente. Eles estão inseridos na cultura britânica, goste você ou não. Eu não os amava nem os odiava, eu era meio imparcial. O fato de eu não saber muito sobre a família real e o fato de ter sido escalado, isso meio que me fez sentir que, ok, deve haver algo que estou fazendo que funciona para o personagem.

Durante as filmagens, a série documental de Harry e Meghan foi lançada. Depois veio "O Que Sobra". Você recebeu orientações, de diretores ou produtores, sobre como ou se interagir com eles?
Eu ouvia o audiobook de "O Que Sobra" o tempo todo durante as filmagens porque é ele quem narra. Era bom para a voz. Mas eu só usava no sentido do que os roteiros de Peter estavam explorando, porque caso contrário, havia muita coisa para se preocupar. Não se trata de fazer uma imitação, mas capturar uma espécie de essência ou sabor. Então fomos incentivados a nos concentrar na linha do tempo do programa, porque o resto é um tanto irrelevante.

Entre ser escalado e começar os ensaios, como foi o seu processo de pesquisa?
No começo, eu não estava levando isso a sério porque fiquei tão chocado e estava pensando no ponto final e como isso seria emocionante. Mas então percebi: "Ah, eu preciso fazer algum trabalho". Basicamente, me tranquei em um quarto por um período de tempo e fiz algumas revisões. A Netflix me enviou um pacote com entrevistas, livros, documentários, artigos, e eu comprei cinco cadernos vermelhos. Havia um que era o "Melhor de...", com informações e citações. Um era com as citações da Diana.

Como a suposta frase dela para os filhos: "Vocês podem ser tão travessos quanto quiserem. Só não sejam pegos"?
Sim, sou eu estando em "The Crown". Eu não deveria estar lá. Isso resume a experiência.

Como você começa a se relacionar com alguém assim?
Uma das coisas que Peter estava interessado em explorar em termos de fraternidade e instituição era a ideia de Harry ser a ovelha negra da família. De certa forma engraçada, eu me relacionei com isso porque, como um não-ator que era novo naquele mundo, ao entrar no set de "The Crown", não foi preciso um grande esforço de imaginação para me sentir como um estranho. Quando você está cercado por alguns dos melhores atores britânicos, não me senti imediatamente como se encaixasse com eles. Eu me apoiei no fato de que era desconfortável para o papel. Foi útil me sentir deslocado.

Em que ponto desse processo você conheceu Ed McVey, que interpreta William?
Fiz seis audições e o conheci na terceira. Ele já tinha conseguido o papel e nos demos bem. Eu sabia que era fácil entre nós e senti que poderia fazê-lo rir. Mesmo que fosse o primeiro trabalho dele na tela, o fato de ele ter ido para a escola de teatro, eu apenas o admirava. Ele tinha mais experiência do que eu e é mais velho do que eu, mas apenas por alguns meses. E, naturalmente, eu me senti como o irmão mais novo.

Você tinha uma técnica para entrar no personagem?
Eu me encontrei com um jovem fuzileiro naval. E, embora o programa não aborde isso, ele me ensinou a marchar. Do ponto de vista da postura, a maneira como eles se mantêm, o peito para fora. Mesmo que fosse apenas um pequeno ajuste, a postura foi provavelmente a coisa mais transformadora, porque acho que instintivamente, se você vai para o set com alguns dos atores britânicos mais estabelecidos, seu instinto não é empinar o peito, como se você não quisesse ser visto.

Você quer atuar novamente?
Vou atuar mais se alguém quiser que eu faça. Eu realmente gostei disso e isso te dá acesso ao mundo do cinema e a um set de uma maneira que, quando você está subindo atrás das câmeras, não acontece. Vou continuar fazendo filmes, independentemente disso. Para mim, dirigir e fazer filmes parece ser o objetivo a longo prazo.

Sua relação com Harry como pessoa mudou durante o processo de fazer isso?
Sim, pensei nele todos os dias. Ao pensar em alguém e pesquisar muito sobre ele, você desenvolve muita empatia por essa pessoa. É seu trabalho gostar deles de alguma forma.

E você está interessado no que ele pensa sobre sua interpretação dele?
Seria mentira dizer que não, mas definitivamente não estou esperando ansiosamente por uma declaração.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem