Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes

Morre Coco Lee, cantora chinesa de 'Mulan' e 'O Tigre e o Dragão'

Artista se apresentou no Oscar e tinha uma carreira de mais de 30 anos

Coco Lee posa no tapete vermelho do 53rd Golden Horse Awards, em 2016 - Tyrone Siu - 26.nov.2016/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

A cantora americana de origem em Hong Kong, Coco Lee, faleceu aos 48 anos na quarta-feira (5), após uma tentativa de suicídio que a deixou em coma, afirmaram as duas irmãs de Lee, Carol e Nancy Lee, em um comunicado publicado no Instagram e no Facebook. Lee faleceu no Hospital Queen Mary em Hong Kong, onde residia.

"No dia 2 de julho, ela cometeu suicídio e foi levada ao hospital. Apesar dos melhores esforços da equipe do hospital para resgatá-la e tratá-la do coma, ela faleceu em 5 de julho de 2023", diz o comunicado.

A carreira de Lee abrangeu cerca de 30 anos. Entre suas performances mais notáveis, destacam-se a dublagem da guerreira Mulan na versão em mandarim do filme "Mulan", da Disney, e a interpretação da canção "A Love Before Time", indicada ao Oscar, do filme "O Tigre e o Dragão".

Ela nasceu em Hong Kong em 1975 e era a mais jovem de três filhos de uma mãe cantonesa de Hong Kong e um pai malaio. O pai de Lee faleceu antes de seu nascimento, e aos 9 anos de idade sua mãe mudou Lee e suas irmãs para os Estados Unidos, para San Francisco.

Após concluir o ensino médio em 1992, ela recebeu um contrato de gravação em Hong Kong com a Capital Artists, o que eventualmente a levou a abandonar seus estudos na Universidade da Califórnia, Irvine, para focar em sua carreira musical.

Em 1996, Lee assinou com a Sony Music Entertainment e seu álbum de estreia, "Coco Lee", se tornou o álbum mais vendido daquele ano na Ásia. Não demorou muito para Lee conquistar fãs tanto na Ásia quanto nos Estados Unidos, o que iniciou seu caminho para novas colaborações e canções em inglês.

Ela gravou 18 álbuns de estúdio e apareceu em três filmes, principalmente em "Master of Everything" de Lee Xin e "No Tobacco" de Stanley Kwan. Em 2011, Lee se casou com Bruce Rockowitz, um empresário canadense que é ex-CEO da empresa de cadeia de suprimentos de Hong Kong Li & Fung. Ele sobrevive a ela, assim como suas irmãs e duas enteadas.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem