Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes greve

Atores de Hollywood estendem negociações, evitando greve temporariamente

Ameaça de uma segunda greve trabalhista no setor de entretenimento é adiada por enquanto

Apoiador da greve dos roteiristas de Hollywood na frete de estúdio da Paramount - Valerie Macon - 2.mai.2023/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisa Richwine
Los Angeles
Reuters

O sindicato dos atores e os principais estúdios de Hollywood concordaram na sexta-feira (30) em continuar negociando até meados de julho, evitando a ameaça imediata de uma segunda greve trabalhista no setor de entretenimento.

O sindicato SAG-AFTRA e a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) disseram que estenderiam seu contrato atual, que expirava à meia-noite, até 12 de julho.

O acordo dá aos dois lados mais tempo para fechar um acordo e evitar uma paralisação que teria aumentado os conflitos trabalhistas em andamento em Hollywood. Membros do Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas de cinema e televisão, abandonaram o trabalho em 2 de maio, forçando o fechamento de muitas produções de cinema e TV.

Estrelas de primeira linha, incluindo Jennifer Lawrence e Meryl Streep, em uma carta à liderança sindical esta semana, disseram que estavam prontas para deixar o trabalho se os negociadores não conseguissem chegar a um "acordo transformador" sobre salário base mais alto e salvaguardas em torno do uso de inteligência artificial.

A carta veio dias depois que representantes sindicais divulgaram um vídeo dizendo que suas negociações foram "extremamente produtivas", um possível sinal de que um acordo estava próximo.

Em uma mensagem aos membros na sexta-feira, os negociadores do SAG-AFTRA concordaram unanimemente com a extensão do contrato "para esgotar todas as oportunidades de alcançar o contrato justo que todos exigimos e merecemos". "Ninguém deve confundir esta extensão com fraqueza", disseram eles.

O SAG-AFTRA votou no início de junho para dar a seus líderes a autoridade de reavaliar uma paralisação do trabalho se as negociações fossem interrompidas.

As negociações ocorreram em um momento difícil para os estúdios de Hollywood. Os conglomerados estão sob pressão de Wall Street para tornar seus serviços de streaming lucrativos após injetarem bilhões de dólares em programação para atrair assinantes.

A paralisação de 11.500 roteiristas interrompeu uma grande parte da produção de TV e atrasou as filmagens de filmes como "Thunderbolts" e "Blade" da Marvel. Qualquer filmagem em andamento teria que ser suspensa se os atores também entrassem em greve.

Líderes do SAG-AFTRA, que representa 160 mil atores, e do WGA dizem que a indústria do entretenimento mudou dramaticamente com o surgimento do streaming de video e de tecnologias como a IA generativa, que eles temem que possa ser usada para escrever roteiros ou criar atores digitais.

A AMPTP, que negocia em nome dos estúdios, se recusou a comentar sobre suas tratativas com a SAG-AFTRA. Os dois lados concordaram em continuar negociando sem discutir os termos com a mídia, de acordo com o comunicado conjunto da sexta-feira.

Com os roteiristas, o AMPTP disse que ofereceu aumentos salariais "generosos", mas não pôde concordar com todas as demandas deles. Os estúdios e a WGA não conversam desde o início da greve dos roteiristas em 2 de maio.

A paralisação do WGA está atingindo fornecedores e pequenas empresas que geram grande parte de sua renda com produções de Hollywood. A última greve dos roteiristas em 2007 e 2008 custou à economia da Califórnia cerca de US$ 2,1 bilhões (mais de R$ 10 bilhões no câmbio atual).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem