Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Filmes

Tenoch Huerta abandona papel de protagonista em filme após acusações de assédio sexual

Gravações de longa dirigido por Manolo Caro começariam nesta terça-feira

Tenoch Huerta em evento do Oscar, em março deste ano - Mike Coppola - 11.mar.2023/Getty Images/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

O mexicano Tenoch Huerta, estrela de "Pantera Negra: Wakanda para Sempre", renunciou ao papel principal no filme "Festa na Toca" para se defender de acusações de assédio sexual por parte de uma ex-parceira, revelou o ator a uma emissora de televisão de seu país.

As gravações do filme, dirigido pelo mexicano Manolo Caro, deveriam começar nesta terça-feira (20), mas Huerta decidiu se afastar para não afetar a produção e refutar legalmente as acusações da ativista mexicana María Elena Ríos, segundo ele, em nota enviada ao canal Imagen TV.

"Diante do impacto das recentes declarações de María Elena Ríos e o dano que foi causado, não há outra decisão a não ser a me retirar do filme 'Festa da Madrugada'", afirmou o ator em carta divulgada no dia 19 de junho.

Huerta disse que estava deixando o projeto "com muita tristeza", mas argumentou que não poderia permitir que as ações de Ríos prejudicassem não apenas a ele, mas "também o trabalho de dezenas de pessoas talentosas e trabalhadoras". "Meu foco agora é simples: continuar o processo de restauração da minha reputação", disse ele.

Em 9 de junho, em suas redes sociais, Ríos acusou Huerta de ser um "predador sexual" e de tê-la agredido sexualmente. Seis dias depois, ele disse em um comunicado que Huerta retirou a camisinha sem seu consentimento e usou outras mulheres como um "troféu sexual". A saxofonista disse ainda que abriu um processo judicial contra o artista.

Também reconhecido no México por liderar a luta contra o racismo, Huerta afirmou em 12 de junho em comunicado que namorou Ríos por vários meses em 2022 e que foi uma relação consensual "em todos os momentos". Mas "depois que acabou, Elena começou a deturpar nossas interações", escreveu Huerta, que contratou uma equipe jurídica para se defender.

Em 2019, Ríos foi vítima de um ataque com ácido que a deixou com cicatrizes no rosto e no corpo, e para o qual as investigações apontam um ex-deputado mexicano como o suposto mandante.

Huerta, com uma série de papéis na televisão e no cinema, fez sucesso em Hollywood com seu papel na sequência de "Pantera Negra", no qual interpreta o vilão Namor, que lhe rendeu notoriedade e reconhecimento internacional.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem