Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu The New York Times Filmes

Dublê de corpo de 'Barbie' conta que era confundida com Margot Robbie no set

Emma Eastwood queria ficar amiga da atriz, mas as duas raramente estavam no mesmo lugar

Emma Eastwood (esq.), dublê de corpo de Margot Robbie (dir.) em 'Barbie' - NYT/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Alexis Benveniste
The New York Times

Emma Eastwood acabara de tirar o macacão rosa justo de Barbie, no estudo da Warner Bros. em Londres, quando soube que tinha sido escolhida para seu papel de maior destaque até então: dublê de Barbie.

A notícia chegou numa mensagem de texto de um dos diretores de casting do novo filme de Greta Gerwig, horas apenas depois de Eastwood fazer um teste para o papel. Depois de ter sido chamada duas vezes para ser figurante, mas o convite depois ter sido rescindido, Emma tinha reduzido suas expectativas. "Achei que eu era azarada", ela contou.

A atriz de 26 anos —que cresceu em San Francisco, mas hoje vive em Londres— havia trabalhado até então principalmente em comerciais, vídeos musicais e curtas. Seu trabalho em "Barbie" foi a primeira vez que ela foi dublê.

Qualquer ansiedade que ela estivesse sentindo se acalmou no primeiro dia no set de filmagens. Ela acordou antes do sol nascer e, às 6h, já estava em um microônibus a caminho do estúdio.

"Nos dois primeiros dias recebi tratamento de estrela", ela contou, explicando que ela era uma das poucas pessoas presentes no set naquele horário. "Me senti supermimada." Emma ficou surpresa ao descobrir que tinha seu próprio trailer.

Os dublês são contratados para fazer certas cenas no lugar de atores que não são capazes ou não se dispõem a fazê-las. Em outros casos, podem ajudar a equipe de produção a poupar tempo e dinheiro.

"Eles não vão fazer Margot Robbie ficar sentada no set enquanto testam as luzes", explicou Liz Lewis, diretora de casting que não trabalhou em "Barbie". "Vão escolher uma pessoa que tenha o mesmo tamanho, altura e coloração dela."

Eastwood foi contratada inicialmente para ser a dublê de mãos de Margot Robbie, a Barbie titular, mas acabou fazendo cenas maiores em que seu corpo inteiro, menos o rosto, apareceu nas tomadas.

"Eles não me davam detalhes sobre o que faríamos", ela contou. "Houve duas ou três vezes em que disseram que o elenco inteiro estaria presente e seria um dia importante, mas nunca me davam detalhes sobre o que faríamos até eu estar no set."

O objetivo principal de Eastwood era tentar ficar amiga de Margot Robbie, na esperança de trabalhar como dublê dela em outro filme. Mas as duas raramente estava no mesmo lugar no mesmo momento. Enquanto Eastwood era filmada em um set, Robbie muitas vezes estava fazendo suas cenas em outro.

Eastwood sentiu confiança em seu trabalho: disse que as pessoas no set muitas vezes a confundiam com Robbie, incluindo a própria atriz. Robbie lhe disse que em alguns momentos, quando olhava as cenas filmadas, pensou que estivesse assistindo a si mesma.

Os horários delas não se alinhavam, mas as medidas, sim. Cada figurino usado por Eastwood era um que Robbie também tinha. "Não fizeram nada para mim, especificamente", ela disse.

Todo dia, antes de filmar, Eastwood levava uma hora com cabelo e maquiagem. A maquiadora a cobria de uma base mais parecida com o tom de pele bronzeado de Barbie. Mas mesmo após a aplicação de várias camadas de base, a diretora da equipe de maquiagem muitas vezes procurava a profissional que estava pintando o corpo de Eastwood para lhe dizer que a tonalidade estava muito clara.

Para não manchar as roupas, ela usava suas próprias roupas até chegar a hora de filmar a cena. Daquele momento em diante, Eastwood muitas vezes não tinha ideia do que viria a seguir. Sem saber nada sobre a trama do filme, estava disposta a fazer qualquer coisa que lhe pedissem.

Uma das cenas que ela filmou várias vezes aparece no trailer: uma tomada em que ela sobe uma escada, tendo sido orientada a agir como se seus pés estivessem doendo. Quando o trailer foi lançado, ela ficou empolgada por ver que a cena fora incluída.

Em outra cena, Eastwood teve que ficar deitada no chão de barriga para baixo por uma hora. Como ela ficou com um lado do rosto encostado no chão, sua maquiagem borrou.

"Quando me levantei, me senti literalmente bêbada", ela contou. "Não faço ideia do que trata essa cena."

E a mesma coisa se aplica à experiência toda. "Passei 15 dias fazendo aquele trabalho e mal sei do que trata o filme", ela disse. "Fizeram um ótimo trabalho em não deixar a trama vazar."

Eastwood só poderá ver "Barbie" quando o filme chegar aos cinemas, neste verão.

Tradução de Clara Allain

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem