Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Cinema e Séries
Descrição de chapéu Cinema

Alec Baldwin contrata ex-promotor para enfrentar processos por morte em set

Dois membros da equipe processaram o ator e os outros produtores do longa

Alec Baldwin durante evento em Los Angeles - Mike Blake-17.set.2017/Reuters
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Los Angeles
AFP

O ator Alec Baldwin contratou um ex-promotor federal dos Estados Unidos para representá-lo nos processos civis pelo disparo que matou uma diretora de fotografia no set de "Rust", filme que ele produzia e estrelava. A informação veio a público nesta sexta-feira (26).

Aaron S. Dyer, um advogado que trabalhou por sete anos na Procuradoria-Geral da Califórnia, em Los Angeles, assumirá a defesa de Baldwin e também da produção do faroeste de baixo orçamento, segundo a publicação especializada Variety. Dyer não respondeu aos pedidos de comentários da AFP.

O filme era gravado em um set do Novo México quando, durante um ensaio em 21 de outubro, a cinegrafista Halyna Hutchins morreu por um ferimento a bala depois que Baldwin disparou uma arma que foi entregue a ele como "fria", jargão cinematográfico que se refere a uma arma de fogo descarregada.

Dois membros da equipe processaram Baldwin e os outros produtores do longa-metragem.

Serge Svetnoy, o diretor de iluminação do filme, apresentou há duas semanas uma denúncia de "negligência" contra o ator, a produção e Hannah Gutierrez-Reed, a armeira de 24 anos responsável pelas pistolas usadas durante as filmagens.

Svetnoy alega que Baldwin, o diretor assistente Dave Halls —que entregou a arma ao ator—, e Gutierrez-Reed não seguiram as práticas da indústria cinematográfica no manuseio das armas e "permitiram que um revólver carregado com munição real fosse apontado a pessoas vivas".

Uma semana depois, Mamie Mitchell, a roteirista do filme, entrou com outra ação judicial contra os três. Mitchell disse que sofreu "estresse emocional" e outros distúrbios pelos danos "causados intencionalmente" pela produção.

"Os eventos que levaram ao disparo de uma arma carregada pelo senhor Baldwin não são mera negligência", advertiu a advogada da roteirista, Gloria Allred. "Baldwin optou por jogar a roleta russa quando acionou uma arma sem a ter verificado e sem que o armeiro o tivesse feito na sua presença."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem