Cinema e Séries

Atores brancos de 'Os Simpsons' não vão mais dublar personagens de outras etnias

Produtores da animação seguiram decisão de outras séries após manifestações do Black Lives Matter

O personagem Apu, da animação "Os Simpsons"
O personagem Apu, da animação "Os Simpsons" - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Produtores da longeva animação "Os Simpsons" anunciaram esta semana que vão reformular seu elenco de vozes —a partir de agora, atores brancos não serão mais responsáveis por dublar personagens pertencentes a outras etnias.

O anúncio foi feito poucos dias depois de outras séries de animação americanas divulgarem que vão realizar mudanças pensando em ampliar a diversidade. Esse foi o caso de "Family Guy", "Central Park" e "Big Mouth", por exemplo.

Um dos personagens mais problemáticos de "Os Simpsons", Apu Nahasapeemapetilon, que tem ascendência indiana, já havia perdido sua voz há cerca de cinco meses, quando o ator branco Hank Azaria largou o papel. Desde então, ele sumiu dos novos episódios da série.

Agora, além dele, também devem ganhar novos dubladores o médico Dr. Hibbert e Carl Carlson, amigo do protagonista Homer Simpson.

No ar há 30 anos, "Os Simpsons" é uma dos programas de TV mais populares do mundo e seus produtores sempre resistiram a promover mudanças em seu elenco de vozes.

A decisão vem na esteira das manifestações do Black Lives Matter, que tomaram as ruas não apenas dos Estados Unidos, como de vários outros países após o assassinato de George Floyd em Minneapolis, em maio.

Desde então, o mundo do entretenimento tem revisto seus conteúdos a fim de se adequar às demandas do movimento. A HBO, por exemplo, retirou o clássico "... E o Vento Levou" de seu serviço de streaming, e o incluiu novamente dias depois, mas com uma contextualização histórica.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem