Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Todas

Fernanda Montenegro faz 95: Relembre frases marcantes da atriz

Sociedade, velhice, sexo, família e política estão entre os assuntos abordados ao longo da vida

Mulher experiente com cabelos brancos e roupa vermelha
Fernanda Montenegro: 'Penso em morte todo dia. Até meus 80 anos, pensava pouco. Desde então, acordo dizendo: Meu Deus, eu tô viva!' - Zô Guimarães - 18.set.2019/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar de Fernanda Montenegro não gostar de ser chamada assim, ela é, sim, uma diva. Um ícone da dramaturgia brasileira, já que sua contribuição vai muito além das interpretações memoráveis. Como protagonista de obras clássicas e contemporâneas, ela elevou o padrão da atuação inspirando novas gerações de atores com sua dedicação e talento

Mas a artista, que celebra a chegada dos 95 anos nesta quarta (16), também é lembrada pelas frases marcantes e opiniões fortes com relação a política, sexo, sociedade, velhice, televisão e morte. A atriz se estabeleceu ao longo das décadas como uma pensadora que usa sua arte e sua voz para incitar debates e solidificar ainda mais seu papel como uma das figuras mais respeitadas da cultura brasileira.

Já afirmou, por exemplo, que pensa na morte todos os dias. "Eu me pergunto muito como ela (a morte) virá, de que maneira, onde estarei no dia em que vier". Também já criticou os jovens que acreditam que não exista sexo na terceira idade. "Mas quando chegarem a essa idade, irão ver que é diferente. Quem pensa assim vai ver quando envelhecer que esse pensamento se resume a uma palavra só: preconceito".

E o que falar do estilo "sincerona" ao relatar sua experiência após nomeação ao Oscar de 1999 com o clássico "Central do Brasil". "Jamais pensei que iria levar esse negócio".

A importância de Fernanda Montenegro se reflete ainda em sua presença fora das telas. Ela é uma defensora fervorosa da cultura e do teatro no Brasil, incentivando o diálogo entre as diferentes formas de arte. E, como diria a própria Fernanda: "Enquanto isso aqui [aponta para a cabeça] estiver funcionando e eu tiver alguma possibilidade de me expressar, é impossível parar". O público agradece.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem