Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Maria Cândida posa nua e desabafa: 'Fui convencida de que meu tempo já tinha passado'

Apresentadora relata no Dia Internacional da Mulher ter sido vítima de etarismo e assédio durante a carreira

Em foto colorida, mulher de jaquete e calça jeans posa para foto
Maria Cândida conta ainda ter se reinventado na profissão com as redes sociais - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A apresentadora Maria Cândida, 52, usou as redes sociais nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, para postar uma séria de fotos na qual aparece nua e enrolada em um lençol branco para comemorar a liberdade que conquistou com a maturidade. Ela também denunciou ter sido vítima de etarismo.

"Nua, livre, abusada. Nunca mais. Liberdade é o valor mais importante da minha vida. Não existe possibilidade de me convencerem (sim, fui convencida no passado), de que ‘meu tempo já tinha passado’", começou Maria Cândida.

Ela também desabafou sobre os desafios que enfrentou em diferentes ocasiões "apenas por ser mulher": "Homens de diferentes universos me interceptaram. No trabalho: em uma empresa, fui mandada embora e nem preciso explicar, vocês já sabem… em outra, me tiraram da reportagem… em outra, tentaram subornar meu cinegrafista com uma caixa de uísque para que não me apoiasse…", continuou.

A jornalista prosseguiu: "No início de carreira, vários pegavam na minha bochecha como ‘professores’ e falavam: ‘você dará uma ótima apresentadora… tão linda!’. Boneca e burra. Alguns jogaram fitas de reportagem minhas no chão, na redação, e diziam que meu trabalho estava uma merda", destacou relembrando que esses mesmos homens depois a convidavam para jantar. "Me esquivava, ia para o banheiro e chorava. Segurava, recompunha e seguia", comentou.

Maria Cândida exalta o orgulho dos seus 30 anos de jornalismo. "Chego aqui orgulhosa de seguir bravamente e me tornar a profissional e a mulher que me tornei aos 52 anos. O que passei? Abuso moral, psicológico e até patrimonial. História de muitas de vocês aqui".

Em foto colorida, mulher posa de body de lingerie lilás em frente a um lago
Maria Cândida - Reprodução/Instagram

Ela também falou sobre se sentir poderosa em mais um Dia Internacional da Mulher. Continuo e continuarei falando sobre empoderamento feminino. Nunca vou parar. Pago minhas contas. Me reinventei profissionalmente e a internet me trouxe a possibilidade de ser livre. O dinheiro não vem de um lugar só. Aprendi a ser empreendedora do meu próprio negócio. E sei que ainda vem muito mais", festejou.

Por fim, ela concluiu o desabafo: "Estamos nos superando, criando redes de apoio, capacitação e aprendizado. Estamos contratando outras mulheres. Enfim, parabéns para nós mulheres, lobas, cheia de orgulho de todas nós!!!".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem