Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Depois de um divórcio público, lesão e cirurgias, Gisele Bündchen está recuperando sua força

Supermodelo nega acusações de traição, confirma novo namoro e fala sobre alimentação saudável e relacionamentos não saudáveis

Gisele Bündchen em sua casa na Flórida - Rose Marie Cromwell - 7.mar.2023/The New York Times
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mattie Kahn
The New York Times

Pessoas bonitas não são poupadas das humilhações das articulações sobrecarregadas. Foi assim que a supermodelo Gisele Bündchen se viu enfrentando duas cirurgias no ombro em 2019 e 2020.

Na época, Bündchen estava morando em Boston com o quarterback da NFL Tom Brady, então seu marido, e ainda se recuperando de uma operação nas costas para tratar uma lesão que ela havia sofrido ao cair de um cavalo. Ela havia recusado o procedimento a princípio, se dedicando a alternativas holísticas como acupuntura. Mas as ressonâncias magnéticas revelaram o que os reluzentes ensaios de moda e fotos de paparazzi não podiam: se aproximando dos 40 anos, ela estava em frangalhos.

"Nunca me senti tão deprimida e vulnerável", lembrou Bündchen, agora com 43 anos. Ela não conseguia levantar sua própria bagagem ou pegar seus dois filhos pequenos, Benjamin e Vivian. "Se eu estivesse sentada, estava doendo", disse.

Atualmente, ela estava sentada, vestida com um jeans desbotado e uma camisa branca de malha tão informal que poderia ser confundida com a mãe mais bonita na escola. Mas quando o sol filtrava e seu olhar se estreitava, o rosto que vendeu milhões de sutiãs da Victoria's Secret entrava em foco.

Bündchen fez careta ao lembrar-se de seus meses dentro e fora da sala de cirurgia. Foram anos desgastantes. Ela mora em Miami agora, tendo deixado para trás os invernos gelados de Massachusetts pelo clima mais quente da Flórida com acesso mais fácil ao Brasil. A mudança foi documentada tanto pela ESPN quanto pela conta de fofocas do Instagram Deuxmoi.

O ponto central: Brady se aposentou e voltou da aposentadoria rapidamente, trocando seu amado jogo e o New England Patriots pelo Tampa Bay Buccaneers. (Ele duraria três temporadas.) Fãs especulavam sobre o ressentimento de Bündchen em relação à sua mudança repentina. Guerreiros do Reddit a acusaram de prejudicar seu retorno triunfante. Depois de meses da mudança, os dois compartilharam declarações quase idênticas anunciando o divórcio.

Recentemente, fotógrafos flagraram Bündchen em um encontro aparente com seu instrutor de jiu-jitsu Joaquim Valente. Brady foi fotografado com outras mulheres desde a separação, mas Bündchen enfrentou acusações de que ele foi poupado rumores de que seu relacionamento com Valente antecedeu seu divórcio.

"Eu realmente não quero transformar minha vida em um jornal", disse ela. "Não quero me expor a tudo isso." Mas as histórias lhe pareciam mais insidiosas e mais familiares também: o tropeço da esposa adúltera é tão antigo quanto o tempo. Sem rodeios, ela refutou a acusação de que havia traído: "Isso é uma mentira."

"Isso acontece com muitas mulheres que são culpadas quando têm a coragem de sair de um relacionamento não saudável e são rotuladas como infiéis", disse Bündchen. "Elas têm que lidar com suas comunidades. Elas têm que lidar com suas famílias. Claro que para mim, isso é um pouco amplificado."

Bündchen afastou os detalhes de seu relacionamento anterior para fazer um ponto mais amplo. "Ninguém realmente sabe o que acontece entre duas pessoas, apenas as duas pessoas no relacionamento", disse ela. Ela observou que está divorciada há quase 18 meses. Nesse tempo, Brady pareceu seguir em frente. Agora ela também.

Sim, ela confirmou, está namorando alguém, e é novo, e ela é cuidadosa. "Esta é a primeira vez que estou saindo com alguém que era meu amigo primeiro", disse ela. "É muito diferente. É muito honesto e transparente."

A vida segue

Antes das cirurgias, Bündchen prometeu transformar sua própria saúde. Muito antes de a maioria dos americanos perceber o poder de fazer sucos, Bündchen bebia seus vegetais. Ela era religiosa com os treinos, construindo uma quadra de pickleball e um pavilhão de ioga em seu retiro à beira-mar na Costa Rica. Agora ela tem se concentrado em sua força.

Quando a empresa de mudança veio empacotar os itens da casa que ela compartilhava com Brady, ela demonstrou seu novo poder, levantando caixas e movendo os móveis. Ela carregou uma mesa para o caminhão. "Aqueles caras! Se você visse as caras deles", disse ela, "eles estavam tipo, ‘Você é louca’".

Sua irmã gêmea, Patricia, atestou a habilidade e determinação de Bündchen. "Ela tem a capacidade de pregar, parafusar, lixar, consertar qualquer coisa", escreveu em um e-mail. "Ela realmente coloca a mão na massa."

Neste mês, Bündchen lançará seu primeiro livro de receitas, "Nourish: Receitas Simples para Fortalecer seu Corpo e Nutrir sua Alma", que apresenta 100 receitas, uma das quais é o "summer roll", rolinhos de legumes com molho de castanha que ela serviu como almoço na tarde desta entrevista. Ela realmente colocou a mão na massa, dobrando papel de arroz molhado sobre montes de palitos de legumes. Fez isso em sua ilha de cozinha, um bloco branco que fica no centro da modesta casa em Miami que adquiriu em 2022.

Ela adora a intimidade desta casa. Lavando as mãos na pia, Bündchen apontou para as portas dos quartos das crianças. "Quando eu falo, 'Benny, Vivi, jantar!', é como, 'Você está me ouvindo'", disse. "'Você definitivamente está me ouvindo.'"

Ela dispensou uma grande equipe. Ela faz o café da manhã e busca seus filhos nas atividades esportivas depois da escola. As tarefas domésticas tornaram-se um foco. "Agora que estou aqui, posso ficar sozinha com eles", disse. Ela acrescentou: "Eles têm que me ajudar, e eu digo isso a eles. Eu digo, 'Escutem, eu entendo que tínhamos chefs trabalhando conosco e tudo mais, mas mamãe está escolhendo fazer assim agora.'"

Foi necessário um ajuste após o divórcio por não ter seus filhos com ela o tempo todo. Mas, desde então, ela percebeu as vantagens da criação dos filhos sozinha. "Eles têm esta casa, com as coisas que considero necessárias. Eles vão aprender a viver de uma maneira mais simples", disse.

A escala parece mais próxima do ambiente em que foi criada. Bündchen é uma das seis irmãs, nascida na pequena cidade de Horizontina, no Rio Grande do Sul. Ambos os pais trabalhavam, e sua mãe cuidava de todas as tarefas domésticas além de seu trabalho como caixa de banco. Quando os filhos de Bündchen deixam de colocar suas roupas no cesto, ela pensa em sua mãe, fervendo água quente e esfregando as meias sujas das filhas em baldes.

Um mês antes desta entrevista, sua mãe faleceu de câncer, aos 75 anos. Bündchen chorou quando a conversa se voltou para a perda não lágrimas delicadas, mas soluços reais. "É só porque é tão recente", disse. "Minha mãe é uma supermulher para mim. Ela é uma guerreira."

Bündchen anunciou que deixaria a passarela em 2015, fazendo uma escolha consciente de diminuir o trabalho. Ainda assim, ela faturou milhões de dólares em parcerias com designers como Chanel e marcas como Pantene. Desde o divórcio, ela tem trabalhado com muitas outras marcas de moda, incluindo Louis Vuitton, Alaïa, Balmain e Frame. O próximo ano marca seu trigésimo trabalhando na indústria. Ela insistiu que não se aposentaria, mas pretende que o marco marque o fim desta fase de sua carreira. "Sinto que é um bom momento para ter algum encerramento e começar uma nova temporada", disse.

Seja o que vier a seguir, ela não se importa em parecer fácil. Bündchen faz questão de apontar que contratou alguém para ajudá-la a finalizar e testar as receitas em "Nourish". "Eu fico tipo: 'só coloque um pouco disso, um pouco daquilo'", disse, sobre escrever receitas.

Com sua disposição em mente, quase todas as receitas no livro incluem ajustes improvisados, destinados aos pais que cozinham como ela e têm filhos com um paladar como o dela. "Um dia eles gostam de cenouras, no dia seguinte odeiam cenouras", disse, apontando para os rolinhos de legumes.

Reclamações relacionadas a vegetais ela pode aceitar. Mas agora ela tem que preparar os filhos para o mundo fora de sua cozinha, onde os erros são inevitáveis.

"Você acha que sabe de algo, e então descobre que não sabe", disse. "Você acha que faz um julgamento de uma pessoa, e então não é o que você pensava." Ela sobreviveu às suas próprias decepções; espera que seus filhos aprendam a fazer o mesmo. "Não podemos viver a vida envoltos em plástico bolha", disse. Isso, vindo de uma mulher que agora pode colocar seus detratores em um mata-leão. Ela é menos frágil do que pensava.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem