Convidado do rei Charles, mas confundido por Viih Tube: Veja curiosidades sobre Romero Britto
Amado por uns e odiado por outros, artista plástico completa 60 anos nesta sexta-feira (6)
Suas pinturas e esculturas coloridas e vibrantes dividem opiniões no mundo das artes, mas é fato que seu estilo é inconfundível. Romero Britto, que completa 60 anos nesta sexta-feira (6), é —goste-se dele ou não— um dos artistas plásticos brasileiros que alcançou maior reconhecimento ao redor do mundo.
Seus desenhos estão em quadros, esculturas, serigrafias e colagens, roupas, sapatos, malas, pratos, xícaras, mochilas, perfumes, máscaras de dormir... Há quem diga que há exagero no fator comercial de sua marca, que movimenta anualmente cerca de US$ 250 milhões (cerca de R$ 1,3 bilhões) em obras e produtos licenciados. Fato é que eles circulam e fazem história nas mãos dos brasileiros.
Afinal, não é qualquer um que vai jantar no Palácio de Buckingham a convite do hoje rei Charles 3º. Até Viih Tube se meteu em polêmica ao confundir uma estampa do artista na capa de seus cadernos escolares.
Nascido no Recife, Pernambuco, Romero foi fazer sucesso mesmo quando ilustrou uma campanha publicitária para vodca Absolut, já morando em Miami, nos Estados Unidos. É lá que ele reside até hoje —e por onde desfila seus carros de luxo, objeto cobiçado por ele desde que era um menino. O que você acharia de ver um automóvel Bentley todo colorido sendo guinchado pelas ruas da sua vizinhança? Pois é, já aconteceu.
Muitas personalidades do entretenimento, dos esportes e da política já foram presenteadas com pinturas dele. De Neymar a Barack Obama, de Dilma Rousseff a Jair Bolsonaro. O artista já negou publicamente que toma algum partido político com as representações. Mesmo assim, ele ganha comentários e rumores na internet e protagoniza polêmicas desconcertantes. Confira na galeria acima essas e outras curiosidades sobre Romero Britto.
Comentários
Ver todos os comentários