Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Folhajus internet

Briga na justiça de Deolane contra Google chega ao fim

Nome da advogada será desassociado do termo de pesquisa 'bafuda', mas indenização não será paga

Google não reconhecerá mais Deolane Bezerra como objeto de pesquisa do termo 'bafuda', pelo qual a advogada era chamada em 'A Fazenda' - Antonio Chahestian/Record TV
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ação que Deolane Bezerra travou contra o Google chegou ao fim, trazendo vitória parcial à advogada. A ex-Fazenda não terá mais seu nome e sua imagem vinculados ao termo de busca "bafuda" no buscador da internet. Contudo, a indenização pedida não será paga.

Deolane processou o Google após participar do reality show A Fazenda (Record), em 2022, quando virou alvo de comentários de outros participantes por suposto mau hálito. Na petição, ela dizia que a ferramenta de pesquisa sugeria uma foto sua ou seu nome quando o termo é objeto de consulta no site.

A decisão de 23 de agosto da Justiça de São Paulo determinou que o pedido deve ser atendido. A sentença lida pelo F5 condena a empresa para a "não vinculação automática da imagem da autora e da descrição de sua pessoa à pesquisa da palavra 'bafuda' em sua ferramenta de busca".

A decisão, entretanto, negou o pedido de reparação por danos morais requisitado pela advogada. O documento diz que "cada parte arcará com as custas e despesas processuais e honorários advocatícios".

Anteriormente, Deolane chegou a ter o pedido de desassociação negado por juiz do TJ de São Paulo, que "não enxergou ilegalidade na conduta do Google". Ele disse ainda que Deolane "optou livremente em participar de um programa com ampla exposição de sua vida privada". Em 17 de maio, ela fez uma nova petição reiterando os pedidos e pediu novamente a liminar.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem