Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Aracy Balabanian: Saiba quem poderá dividir herança da atriz

Artista, uma das protagonistas do humorístico 'Sai de Baixo', morreu aos 83 anos, nesta segunda-feira (7), e não tem herdeiros diretos

A atriz Aracy Balabanian - Estevam Avellar/TV Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Aracy Balabanian, morta aos 83 anos na manhã desta segunda-feira (7) após uma batalha contra um câncer, nunca se casou e nem teve filhos. Dessa forma, todo o dinheiro guardado e bens adquiridos por ela em vida deverão ser compartilhados por outros membros de sua família.

Nenhum familiar revelou até o momento se há um testamento. Caso não haja o documento, a herança de Aracy deverá ser dividida entre irmãos, sobrinhos, tios e primos, conforme a ordem de sucessão do código brasileiro. Ela teve seis irmãos e muitos sobrinhos, mas sua vida pessoal em família sempre foi reservada.

Isa Gabriela Stefano, especialista em Direito de Família e Sucessões e doutora e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), afirma que a ordem de sucessão de herança, no Brasil é bem delimitada. "Em primeiro lugar, estão os irmãos, que dividem igualmente, caso sejam bilaterais [de mesma mãe e pai que Aracy]. Se um deles for morto, os filhos deste representam", explica. "Se não houver irmãos vivos, a herança vai para os sobrinhos, seguindo a mesma regra do irmão."

Os sobrinhos diretos, inclusive, precisam respeitar a mesma regra que a dos irmãos: o sobrinho que for meio-irmão (apenas unilateral, ou seja, apenas filho de mãe ou de pai) recebe metade do valor que o sobrinho bilateral (que tem pai e mãe da linhagem original) tem direito.

"Se não tiver irmãos e sobrinhos diretos, aí sim herda todo mundo junto: sobrinhos-netos, tios e primos. Cai a regra da necessidade de ser bilateral. Toda a herança é dividida igualmente entre todos que tem direito", reforça Isa.

Em sua trajetória, Balabanian colecionou papéis marcantes e se tornou um dos rostos mais famosos da televisão brasileira. Conhecida pela versatilidade, ela foi do humor escrachado ao drama profundo em uma carreira com mais de cinco décadas de vários sucessos.

Um de seus trabalhos mais conhecidos na televisão é a personagem Cassandra, do programa Sai de Baixo, exibido pela Globo entre 1996 e 2002. Além disso, deu vida à célebre Dona Armênia, na novela "Rainha da Sucata", um de seus trabalhos que a colocaram de vez no panteão das grandes estrelas da teledramaturgia nacional.

Muitos famosos compareceram ao velório de Aracy no final da manhã desta terça-feira (8). Entre eles, Mariana Ximenes, com quem Aracy contracenou na novela "Passione" (Globo, 2010). "A generosidade, a alegria, sabedoria, humor. E o colo aconchegante dela, vou sentir muita saudade", disse.

Tony Ramos foi outro a lamentar a perda e a lembrar as mais de cinco décadas de amizade. "Ela deixa muitas saudades. Minha madrinha [de casamento, com Lidiane, em união celebrada em 1969], minha irmã", disse o ator à imprensa, com os olhos marejados.

Na opinião do artista, trata-se de uma perda para a TV, para o teatro, cinema e sobretudo para o país. "Honestamente, é uma despedida dolorosa, mas, ao mesmo tempo, vemos artistas presentes celebrando a carreira dela. Sua alma está em descanso com os anjos."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem