Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Pedro Cardoso diz ter sido expulso do Consulado do Brasil em Lisboa

Ator tenta fazer renovação de passaporte da mulher e de uma filha, mas desabafa sobre a dificuldade do processo

Pedro Cardoso em cerimônia de entrega do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem: dificuldades em Portugal - Mathilde Missioneiro - 17.set.2019/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ator Pedro Cardoso disse que teria sido expulso do Consulado do Brasil, em Lisboa, Portugal, nesta quinta-feira (11). Em três vídeos publicados em seu perfil nas redes sociais, ele disse que enfrentou dificuldades no local ao tentar renovar o passaporte de sua mulher, Graziella, e de uma de suas filhas.

"Eu não vou ser atendido porque eles só atendem a pessoa se a pessoa fizer agendamento. No entanto, estou tentando há três semanas fazer o agendamento da renovação do passaporte da minha família e não consigo", contou Cardoso, no início do vídeo.

Para tentar resolver a situação, o eterno Agostinho de "A Grande Família" afirma que foi ao Consulado e pediu ao segurança para falar com alguém que o ajudasse. Ao insistir no atendimento, ele teria sido recebido pelo vice-cônsul. "Ele se apresentou como vice-cônsul, e expliquei o meu problema. (...) Me convidou para entrar, levou para sala onde ficam esperando e começou a perguntar para pessoas, na sala, se estavam se sentindo desrespeitado ali dentro, criando uma espécie de interrogatório", narrou Cardoso.

Em seguida, o ator teria sido expulso. "Ele me pediu para me retirar, colocou mãos deles sobre mim. Ele falou que não ia colocar as mãos em mim, mas que a polícia ia. Sem nenhuma agressividade, encostaram no meu ombro e pediram para que me retirasse", completou ele.

Em outros vídeos, Cardoso informa que teria sido orientado a formalizar uma reclamação na Embaixada do Brasil. Ele, inclusive, faz a leitura do e-mail em que redigiu para os representantes.

O Consulado do Brasil em Lisboa foi consultado pelo F5, mas não retornou ao pedido até a publicação desta reportagem.

Em nota, o Itamaraty diz que, ainda que não possuísse agendamento, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa atendeu na manhã da quinta (11) ao referido cidadão brasileiro e prestou-lhe informações sobre a necessidade de agendamento de serviços, por meio da plataforma e-Consular.

"O nacional em questão foi convidado a se retirar do Consulado ao apresentar comportamento desrespeitoso, fato testemunhado por dezenas de cidadãos que recebiam atendimento no momento do ocorrido".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem