Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Regina Duarte apoia discurso de vereador gaúcho contra baianos e depois se arrepende

Atriz assume erro ao publicar falas em que político gaúcho incentiva vinícolas a não contratarem 'aquela gente lá de cima'

Regina evocou raízes nordestinas para se desculpar: 'Sou filha um cearense vindo de 'pau de arara' para trabalhar no Rio de Janeiro numa época em que não existia o Bolsa Família' - Isac Nóbrega / PR
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Regina Duarte ,76, pediu desculpas nas redes sociais nesta quinta-feira (2), por ter compartilhado o discurso do vereador de Caxias do Sul (RS) Sandro Fantinel, que causou revolta na internet pelo teor xenofóbico e preconceituoso, além de relativizar crimes trabalhistas.

Expulso do Partido Patriota, o político defendeu os produtores no caso dos trabalhadores nordestinos forçados a trabalhar em condições análogas a escravidão em vinícolas gaúchas. Ele os incentivou a contratar argentinos, "mais limpos e sérios" e a dispensar "aquela gente lá de cima". Baianos, na fala do político, "vivem na praia tocando tambor".

A atriz reconheceu o erro por compartilhar as falas de Fantinel —o próprio vereador, aliás, veio a público nesta quinta-feira (2) para pedir desculpas pelo seu discurso. Ele chorou, disse ter sofrido um "lapso mental" e contou que vem sofrendo ameaças, inclusive de sua esposa, que cogita pedir a separação.

Regina evocou sua ascendência nordestina ao mudar o discurso. Ela lembrou ser filha de uma gaúcha e um cearense. "Um chefe de família vindo de 'pau de arara' do Nordeste para o Rio de Janeiro para trabalhar. Eles, então, construíram uma família que lutou por melhores condições de vida para si e por mais 5 irmãos, num tempo em que não havia Bolsa Família", alfinetou.

Ainda de acordo com a atriz, quem a conhece e a segue nas redes sabe "não seria nunca" do seu feitio apoiar xenofobia, preconceito e injustiça social. "A minha história tem mostrado que os brasileiros, para mim, são amados em sua totalidade e eu jamais me colocaria a favor de descriminações quanto aos meus irmãos nordestinos".

Ela ainda justificou que, ao se deparar com as declarações do político, acreditou, em um primeiro momento, serem as falas de "um agricultor defendendo seu trabalho de contribuir para diminuir o desemprego no país". E completou: "Espero que a Justiça, na observância das leis trabalhistas, dê razão a quem merece."

Vale lembrar que o perfil da ex-secretária de cultura do governo Bolsonaro já recebeu diversos alertas do Instagram pelo excesso de desinformação publicada em sua página e passou a marcar como fonte disseminadora de fake news. O aplicativo exibe um alerta para os usuários que tentam segui-la. "Tem certeza de que deseja seguir Regina Duarte?", indaga ao usuário.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem