Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Antonia Fontenelle é, oficialmente, persona non grata no Carnaval carioca; entenda

Presidente da Liga das Escolas de Samba acatará pedido da Imperatriz de não credenciar a apresentadora, que criticou velha-guarda da escola: 'Não fede nem cheira'

Em foto colorida, uma mulher e um homem são colocados lado a lado para uma montagem
Antonia comparou roupa de Janja a uma ala da escola de samba carioca: "Apática, não fede nem cheira"; Perlingeiro, da Liesa, recebeu pedidos de veto à apresentadora no carnaval - Reprodução/Montagem
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Antonia Fontenelle virou persona non grata na Sapucaí em 2023. A apresentadora dificilmente irá circular à vontade pelo Sambódromo do Rio após a polêmica com a Imperatriz Leopoldinense.

Por pressão também de outras agremiações, o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Jorge Perlingeiro, se posicionou nesta terça-feira (3) contra a loira. Ele disse que a entidade irá atender ao pedido feito pela presidente da escola, Cátia Drummond, de não credenciar Fontenelle para o Carnaval, caso ela solicite.

Perlingeiro, no entanto, reforçou que não tem o poder de barrá-la da festa. "Nem a polícia tem esse direito de impedir alguém de entrar na avenida", disse ao F5, lembrando ainda que ela pode comprar ingresso ou ser convidada para algum camarote.

Se decidir aparecer no sambódromo, onde é habitué (ela foi rainha de bateria da Mocidade, destaque da Império Serrano e musa da Grande Rio), Antonia definitivamente não será bem-vinda nas agremiações. "Agredir uma velha-guarda é agredir todas as outras", revolta-se Catia, ao comentar (e comemorar) a decisão da Liesa de atender ao pedido para barrar o credenciamento da apresentadora.

"Ela agrediu o Carnaval, que é a maior festa em espaço aberto do planeta, e que representa nossa cultura popular mundo afora. Quem não gosta do nosso povo não pode estar na nossa festa", diz a presidente da Imperatriz.

A confusão envolvendo Antonia e as escolas começou depois de um vídeo publicado nas redes pela apresentadora ter viralizado. Nele, ela analisa a roupa que a primeira-dama Janja usou domingo (1º), durante a posse de Lula.

"Olha, gente: isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense. Não entendo muito de moda, mas isso aqui é a minha opinião, a opinião de uma mulher básica", começou a ex-mulher do diretor e ator Marcos Paulo. Antonia, no ano passado se candidatou a depurada federal pelo Republicanos e não se elegeu, seguiu explicando a crítica e a comparação à escola de Ramos, na zona norte do Rio.

"'Por que Leopoldinense, Antonia?' Porque é uma escola apática, não fede nem cheira, entendeu? Nem é a velha-guarda da Mangueira, Mocidade ou Grande Rio, é Imperatriz Leopoldinense. Só por Deus!". As declarações revoltaram a presidente da Imperatriz, que enviou um ofício para a Liesa nesta terça-feira (3), pedindo o "não credenciamento" da também atriz para o Carnaval.

O clima é de "mexeu com uma mexeu com todas". Solidárias, outras escolas se manifestaram contra as declarações de Antonia, e o burburinho fez com que a Liesa emitisse uma nota de repúdio.

"A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (LIESA), através de sua Diretoria, repudia os comentários depreciativos dirigidos no último domingo, 1º, contra a Imperatriz Leopoldinense e sua Velha Guarda. Inserida no contexto das 12 agremiações do Grupo Especial do Rio de Janeiro, a verde e branca do bairro de Ramos é merecedora de respeito e deferência."

Depois do ataque de Antonia, o carnavalesco da Imperatriz, Leandro Vieira, convidou Janja para desfilar como madrinha da velha-guarda da agremiação no Carnaval 2023. Ela ainda não deu resposta.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem