Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Hamilton pede que 'velhas vozes' não tenham mais espaço na Fórmula 1

Piloto faz pedido após polêmica com Nelson Piquet, que fez comentários racistas

O piloto Lewis Hamilton - AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Silverstone (Reino Unido)
AFP

"Por que continuamos dando espaço a estas velhas vozes?", se perguntou o britânico Lewis Hamilton, 37, nesta quinta-feira, em referência às declarações do ex-piloto brasileiro Nelson Piquet, 69, tricampeão de Fórmula 1, que o chamou de "neguinho" em um vídeo.

"Não devemos dar uma plataforma a estas pessoas. Falam do nosso esporte e nós tentamos ir em uma direção completamente diferente, não é representativo", explicou Hamilton em entrevista coletiva antes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha neste fim de semana.

Após a repercussão do episódio, Piquet se desculpou "de coração" e afirmou que a "tradução (da palavra 'neguinho') que circula em alguns veículos e nas mídias sociais não é correta". Perguntado em Silverstone nesta quinta, o piloto da Mercedes pediu aos meios de comunicação e ao mundo da Fórmula 1 que foquem "no que somos hoje como esporte e na direção que queremos seguir".

"Se queremos nos desenvolver nos Estados Unidos e em outros países, na África do Sul (para onde a Fórmula 1 planeja retornar), aumentar nossa audiência, devemos nos voltar para o futuro e dar aos jovens uma plataforma mais representativa da época atual", continuou.

"Há algum tempo venho sendo alvo de racismo e de críticas, de negatividade em declarações arcaicas. Não é nada novo para mim", lamentou Hamilton, ressaltando que este é um "problema global". Uma das figuras do esporte mais engajadas na luta antirracista, o britânico se mostrou "incrivelmente agradecido" a todos os que o apoiaram nesta semana, "especialmente os pilotos".

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem