Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu Folhajus

Atriz argentina recorrerá ao STF contra anulação de julgamento de estupro

Julgamento de Juan Darthés tramitava em São Paulo

Atriz argentina Thelma Fardin
Atriz argentina Thelma Fardin - Juan Mabromata/AFP
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo
AFP

A atriz argentina Thelma Fardin anunciou nesta quinta-feira (10) que apelará ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil contra a anulação do processo contra o também ator e argentino Juan Darthés, a quem acusou de estupro, ao discursar em um ato público apoiado pela Anistia Internacional e grupos de artistas mulheres.

"Voltar o julgamento à estaca zero seria um escândalo e é revitimizante. Os advogados [de Darthés] querem evitar que se chegue a uma sentença. Apresentaremos um recurso à Suprema Corte [no Brasil, o Supremo Tribunal Federal]", disse a denunciante em frente ao consulado brasileiro em Buenos Aires.

O julgamento que tramitava em São Paulo contra Darthés, acusado de violentar Fardin em 2009, quando ela era menor de idade, foi anulado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região e deverá ser reiniciado na Justiça estadual.

"A apelação será feita pelo Ministério Público. Eu não posso me constituir como querelante de acordo com as leis brasileiras", detalhou Fardin em declarações à emissora C5N.

Por maioria de dois votos a um, os magistrados entenderam que o processo contra o ator argentino deve tramitar na justiça estadual de São Paulo, onde está domiciliado Darthés, e não na jurisdição federal.

Fardin afirmou não saber "até que ponto podem chegar as influências e o poder daqueles que se consideram intocáveis".

Apesar de ser argentino, Darthés também tem residência e nacionalidade brasileira. A Constituição do Brasil não permite a extradição de seus cidadãos, mas o Código Penal permite que sejam processados em seu território por crimes cometidos no exterior.

"Esclarecemos que no julgamento não houve o trancamento do processo ou absolvição do réu [Darthés], tendo sido declarada a competência da Justiça Estadual para julgar o caso", informou o tribunal.

A atriz de 29 anos denunciou Darthés em dezembro de 2018 ao Ministério Público da Nicarágua por tê-la estuprado em um quarto de hotel em 2009. Na época, a atriz tinha 16 anos e o ator, 44, e ambos participavam de uma turnê em Manágua como parte do elenco da popular série de televisão "Patito Feo".

A associação de atrizes argentinas participou do ato. O grupo apoia Fardin desde que ela fez sua denúncia, no contexto dos movimentos de defesa dos direitos da mulher e contra a violência machista. Por sua vez, os Ministérios Públicos de Argentina, Nicarágua e Brasil entendem que há provas suficientes para denunciar Darthés.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem