Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu ginástica artística

Daiane dos Santos chora com medalha de Rebeca na ginástica: 'É uma negra'

Rebeca Andrade ficou com a prata no individual geral nesta quinta

Daiane dos Santos - Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ex-ginasta Daiane dos Santos, 38, fez um discurso emocionado nesta quinta-feira (29) após a conquista da prata por Rebeca Andrade, 22, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Durante a transmissão da TV Globo, ela destacou o fato de a primeira medalha da ginástica artística feminina brasileira ser de uma negra.

“É uma negra, isso é muito forte”, afirmou Daiane, que participou dos Jogos Olímpicos de Atenas-1996, Pequim-2008 e Londres-2012. “Não é atletismo, é ginástica artística. Durante muito tempo disseram que pessoas negras não poderiam ser ginastas, que pessoas negras não poderiam fazer alguns esportes, e ter a primeira medalha para uma menina negra tem uma representatividade muito grande”, afirmou ela.

“Ela [Rebeca] é uma mulher que veio de uma origem humilde, foi criada por uma mãe solo, como a dona Rosa, porque o pai da Rebeca é vivo, mas não é presente na vida dela. Aguentou tudo o que aguentou, todas as lesões e está aí hoje. A segunda melhor atleta do mundo hoje é uma brasileira.”

Nas redes, muitas pessoas comentaram o desabafo de Daiane. “É emocionante. Duas mulheres negras, da periferia. As duas sabem o que tiveram que vencer”, escreveu uma internauta. “Daiane falando de Rebeca me destruiu, são as maiores”, disse outro.

Após a cerimônia de premiação, a medalhista de prata disse estar “feliz demais” com a conquista, que ela dedicou a todas as gerações de ginastas brasileiras. Rebeca ficou atrás apenas da americana Sunisa Lee na disputa, enquanto o bronze foi para a russa Angelina Melnikova.

“Consegui nossa primeira medalha. Todas as pessoas que já passaram pela ginástica feminina do Brasil se veem aqui nessa medalha, estão se sentindo orgulhosas de mim e fazendo parte dessa história. Estou só continuando, dando mais um passo na nossa geração”, afirmou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem