Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Alessandra Negrini, Paola Carosella e outros famosos protestam contra censura de gibi

HQ 'Vingadores' traz imagem de beijo gay

Alessandra Negrini
Alessandra Negrini - Mathilde Missioneiro -12.jul.19/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alessandra Negrini, Fernanda Paes Leme, Letícia Sabatella, Paola Carosella e outros famosos se manifestaram nesta sexta-feira (6) contra a censura da HQ  “Vingadores - A Cruzada das Crianças”, na Bienal do Livro. A ação de recolher o gibi foi determinada pelo prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), na quinta-feira (5). 

A HQ traz imagens de dois rapazes trocando carícias e se beijando, completamente vestidos.

Fiscais da prefeitura do Rio chegaram a ir à Bienal para verificar a denúncia de que livros impróprios para menores de idade estão sendo vendidos. Na tarde desta sexta-feira (6), o Tribunal de Justiça do Rio Janeiro publicou uma decisão liminar que impede a prefeitura carioca de apreender livros e cassar o alvará do evento. 

A atriz Alessandra Negrini publicou no Instagram imagem do gibi de "Vingadores" em que dois rapazes estão se beijando e escreveu que a censura é proibida no Brasil.  "O prefeito do Rio de Janeiro mandou recolher quadrinho da Marvel com beijo gay na bienal do livro. A censura é proibida no Brasil! Espalhem. Não vamos permitir."

Fernanda Paes Leme compartilhou a mesma imagem e escreveu que a sociedade não pode ficar passiva a mais uma demonstração de autoritarismo. "É absurdo que a simples imagem de duas pessoas se beijando seja tão agressiva aos olhos do retrocesso. Que essa situação patética e arbitrária sirva para jogar luz ao debate sobre o preconceito que a comunidade LGBTQI+ sofre", disse.

Ela também escreveu que o problema das crianças do Rio não está na revistinha em quadrinhos. "Está na falta de saneamento, de segurança, de educação, de uma vida com dignidade que deveria ser assegurada pelos órgãos públicos."

Letícia Sabattela postou a imagem de um beijo entre a cantora francesa Edith Piaf (1915-1963) e a atriz e cantora alemã Marlene Dietrich (1901-1992).  "Isto já faz uns bons 80 anos , creio eu. Em que ano estamos? Qual cortina de fumaça é capaz de nos fazer esquecer dos reais problemas que temos que enfrentar, não é mesmo? Deixa o Amor beijar."

No Twitter,  a chef Paolla Carosella, jurada do reality culinário MasterChef, rebateu a fala de Crivella em que ele fala, em vídeo, sobre proteger as crianças apreendendo os livros da Bienal.  

"Sim. Precisamos muito proteger as crianças. Sobretudo as mais pobres, que não têm educação nem saúde nem segurança nem respeito nem nada. Isso è prioritário. Mas pode também pode fingir que tirar 2 livros da Bienal vai mudar alguma coisa. Nois [sic] é estupido mesmo."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem