Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Diretora da Vogue Brasil causa polêmica com festa com negras fantasiadas de escravas

Donata Meirelles comemorou 50 anos em Salvador

Festa de diretora da Vogue é acusada de racismo
Festa de diretora da Vogue é acusada de racismo - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A festa de aniversário de Donata Meirelles, diretora da Vogue Brasil, gerou polêmica nas redes sociais. A executiva escolheu a temática colonial para comemorar seus 50 anos. 

No entanto, os internautas consideraram que a luxuosa festa, que ocorreu em Salvador nesta sexta-feira (8), lembrava a escravidão. Tinha até um 'trono de sinhá' para que os convidados tirassem fotos ao lado das 'mucamas, escreveram os internautas'. As imagens foram postadas em redes sociais com a hashtag #doshow50. .

"Deve ter sido um show! Um show de BiZaRrIcEs!! Se, de repente alguém inventasse e fizesse uma festa com o tema: "Alemanha Nazista" todos estariam consternados com a tamanha falta de respeito com os judeus. E de fato, seria!", escreveu uma internauta.

"A decoração da sua festa foi Brasil Colônia Escravocrata, com direito a mulheres pretas vestidas de mucama ambientando a festa e recebendo os convidados, como vimos na foto até o trono da sinhá tinha", publicou Joyce Fernandes, rapper conhecida como Preta Rara.

Em seu Instagram, Donata esclareceu a polêmica. "Não era uma festa temática. Como era sexta-feira e a festa foi na Bahia, muitos convidados e o receptivo estavam de branco, como reza a tradição. Mas vale também esclarecer: nas fotos publicadas, a cadeira não era uma cadeira de Sinhá, e sim de candomblé, e as roupas não eram de mucama, mas trajes de baiana de festa", publicou. 

"Ainda assim, se causamos uma impressão diferente dessa, peço desculpas. Respeito a Bahia, sua cultura e suas tradições, assim como as baianas, que são Patrimônio Imaterial desta terra que também considero minha e que recebem com tanto carinho os visitantes no aeroporto, nas ruas e nas festas. Mas, como dizia Juscelino, com erro não há compromisso e, como diz o samba, perdão foi feito para pedir", finalizou.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem