'Precisamos acabar com o estigma da Aids', diz Elton John
Astro alerta para esquecimento das vítimas da doença que, segundo ele, afeta pobres pela América
Muitas pessoas ainda estão contraindo HIV e morrendo por doenças relacionadas à Aids devido ao estigma e à falta de acesso à informação e testes, disse o cantor Elton John nesta segunda-feira (3).
A medicina moderna pode ajudar aos infectados com o HIV a terem vidas longas e plenas, sem que outras pessoas sejam contaminadas com o vírus, disse o cantor em uma carta publicada pelo jornal britânico Independent.
“Todos deveriam entender os riscos do HIV, e os que necessitam deveriam ter a chance de ajuda digna e apoio”, escreveu John na carta, co-assinada pelo proprietário do jornal, Evgeny Lebedev.
“Isso pode acontecer apenas se soubermos quais são as nossas condições”.
Cerca de um quarto das 37 milhões de pessoas com HIV-positivo vivendo no mundo não sabe que têm o vírus. No ano passado, 1,8 milhão de pessoas foram infectadas com o HIV.
O HIV e a Aids “começaram com uma doença de jovens rapazes gays em Nova York, Los Angeles e San Francisco”, disse John em visita à Atlanta, no Estado norte-americano da Geórgia, na semana passada, de acordo com o Independent.
“Agora é uma doença dos pobres por toda a América, especialmente no Sul. As pessoas estão sendo esquecidas. Isso é uma desgraça”.
Comentários
Ver todos os comentários